A casa ideal de um gato é aquela que proporciona segurança, conforto e diversão para os felinos. Como são animais apegados à rotina, os gatos se acostumam com os próprios hábitos e qualquer mudança brusca pode desencadear problemas emocionais e comportamentais nos felinos. Nas redes sociais, uma gatinha que morava em um apartamento precisou se mudar para uma casa com quintal e não ficou nada feliz com essa decisão. A tutora então decidiu registrar o comportamento da gata e compartilhar a experiência com seus seguidores nas redes. Vem conferir essa história!
Gata se muda de apartamento no centro da cidade para casa em sítio
Todo pai ou mãe de pet quer ver o seu gato feliz e à vontade dentro de casa. Por essa razão, investem na gatificação da casa para tornar o ambiente o mais acolhedor possível. Como a flexibilidade não é o forte da espécie, qualquer mudança na rotina é o suficiente para deixar o gato estressado. Foi exatamente isso que aconteceu com Pink, uma gata cinza que vivia em um apê no centro da cidade e precisou se mudar para um sítio com a família. A tutora de Pink decidiu então comparar as feições da gatinha morando no apartamento e no sítio. Confira o antes e depois de Pink:
Gata "patricinha" reage negativamente e não aprova a mudança
Pink é uma gata que cresceu acostumada a apreciar a vista pela janela do apartamento. Quando experimentou a liberdade de viver no campo, não gostou muito da nova realidade. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, a tutora de Pink compara o comportamento felino da gata em cada ambiente e chegou a conclusão de que ela parecia ser muito mais feliz quando vivia no apartamento. Contudo, não há motivo para se preocupar! Essa é uma situação comum no universo felino, que poderia acontecer se a situação fosse ao contrário, devido ao apego felino aos hábitos. Vem conferir o vídeo:
@rai.gabbriela ♬ som original - Gabriela ?
O que fazer com o gato quando se muda de casa?
Por serem naturalmente apegados à rotina, os felinos têm muita dificuldade em se adaptar a novas situações e ambientes. Por isso, quando há necessidade de mudança, é preciso seguir algumas dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova. Confira quais são elas:
- Monte um espaço só para o felino com objetos da antiga casa
- Crie esconderijos, como uma toca ou caixa de papelão
- Depois que o felino se acostumar com o local, apresente novos cômodos para ele
- Invista em novos brinquedos para gatos e objetos para atrair a atenção do felino
- Tenha paciência durante a adaptação
- O feromônio para gato e o catnip podem ajudar no processo de adaptação
Pode deixar o gato fora de casa?
Existem vários motivos para não deixar seu gato sair de casa. O gato corre risco de contrair doenças, se envolver em brigas e até acidentes. Por isso é importante saber como cuidar de um gato em todos os ambientes, seja casa ou apartamento. A rotina de um gato de apartamento é bem diferente de um gato que vive em casas. Em apartamentos, os tutores colocam uma tela de proteção para gatos na janela e os felinos já estão protegidos. Mas em casas com quintal, o cuidado precisa ser triplicado.
Gatos de apartamento precisam passear?
Muitas pessoas perguntam se gatos de apartamento precisam passear para evitar problemas na saúde e isso é até verdade. Sair com os gatinhos pode ser benéfico para a saúde emocional e física deles, mas também perigoso. Por isso, até pode passear com gato, mas é preciso uma série de cuidados para que o passeio seja seguro para o bichano. Além das vacinas em dia, o pet precisa usar uma coleira para gatos com identificação e treinar o passeio em casa antes de ir para a rua.
Qual o melhor lugar para o gato dormir?
Os felinos adoram um lugar quentinho e aconchegante para dormir. Sejam em camas, na rede para gatos, em caixas de papelão ou nos móveis de casa, os bichanos não dispensam uma boa soneca. Contudo, como esse é o momento em que se sentem mais vulneráveis, eles precisam de um ambiente seguro e aconchegante para conseguirem relaxar. Então será que pode colocar o gato para dormir no quintal? Se o felino já está acostumado com essa rotina, não há nenhum problema. Porém, se o gato nunca teve essa experiência (como a Pink), não é nada indicado deixar o felino passar a noite no quintal, pois isso pode deixar o gato assustado e estressado.