A convivência de cachorro e gato juntos pode parecer uma missão impossível para muitos tutores. Afinal, as duas espécies sempre foram vistas como "inimigas naturais" e forçar a relação poderia até resultar em acidentes. Mas diferente do que a maioria pensa, os cachorros e gatos podem sim conviver numa boa. Algumas raças de cachorro, inclusive, tem tudo para se dar bem com os gatinhos. É claro que para isso acontecer, eles precisam ser socializados adequadamente, mas por terem uma personalidade mais amigável e sociável, esses cães costumam viver em harmonia com os bichanos.
Está pensando em criar um cachorro e gato juntos? Veja as quais são as raças de cachorro se dão melhor com os felinos:
1) Boxer
De personalidade extremamente divertida e simpática, o Boxer é super indicado para famílias com crianças, idosos e até com gatos. Ele é comunicativo, carinhoso, gosta de brincar, mas também é cheio de energia. Essa é uma característica que nem todos os gatos adoram, especialmente os quietinhos, mas como o cachorro Boxer é bem inteligente, eles podem adaptar o comportamento para manter uma boa relação em casa.
Isso porque o Boxer é super protetor e apegado à família, então tenta se dar bem com os outros animais dentro de casa. Se ele passar pelo processo de socialização, as chances dessa relação dar certo são ainda maiores. Quando socializado, ele aprende a respeitar o espaço do bichano, o que é essencial para a construção de uma relação harmoniosa entre eles. Ou seja, esse cachorro e gato juntos podem se tornar bons companheiros no futuro.
2) Golden Retriever
O Golden Retriever é aquele cãozinho que se dá bem com todo mundo. Não é à toa que ele é uma das raças de cachorro mais amadas e populares que existe. Mas será que a convivência entre esse cachorro e gato juntos também é possível? Com certeza! O Golden Retriever é um cão muito simpático, comunicativo e que adora receber atenção, seja de pessoas ou de outros animais. E dependendo do temperamento do gatinho, eles podem até compartilhar momentos de brincadeiras. Se você pensa em ter esse cachorro e gato juntos, saiba que as chances de dar certo são altas.
3) Labrador
O Labrador é uma das raças de cachorro mais populares e queridas por aí, e é claro que existe um motivo para isso: eles são cães gentis, dóceis, carinhosos e extremamente pacientes. Por terem uma personalidade tão tranquila, eles costumam se dar muito bem com os gatos na vida cotidiana. No entanto, eles também são cheios de energia e adoram brincar, seja com quem for.
Raças de gato consideradas mais agitadas e brincalhonas, como é o caso do Siamês, tendem a se relacionar melhor ainda com o Labrador, pois esse cachorro e gato juntos sempre estarão em busca de uma atividade divertida.
4) Maltês
O Maltês é um cachorrinho muito fofo e apaixonante, e não é só de aparência não, viu?! Esse pet de porte pequeno e pelos branquinhos é carismático, super carinhoso, divertido e sociável. Ele consegue se adaptar facilmente ao convívio de outros animais e pessoas na casa, e por isso é bem provável que a convivência entre esse cachorro e gato juntos seja bem tranquila.
5) Shih Tzu
Outra raça de cachorro que tende a conviver muito bem com gatinhos é o Shih Tzu. Esse gato e cachorro juntos se dão muito bem porque o Shih Tzu é dono de uma personalidade super tranquila e pacífica. Eles se relacionam facilmente com outras pessoas e animais em casa porque não são nada territorialistas. Ou seja, eles não se incomodam em dividir o espaço e o tutor com um bichano, apesar de serem bem apegados aos donos. Além de tudo, eles ainda são muito carinhosos e gostam de estar em companhia, seja de outra pessoa ou de um gatinho.
6) Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho que encanta qualquer um pela sua personalidade. Ele é brincalhão, sociável, gentil, obediente e muito paciente com todo mundo. Até pessoas desconhecidas recebem carinho de sobra do Cavalier King Charles Spaniel. Por ter esse jeitinho mais simpático e tranquilo, é bem provável que a relação desse cachorro e gato juntos dê bastante certo. Afinal, a natureza calma e pacífica do cãozinho é perfeita para criar um ambiente harmonioso com um felino. Eles podem brincar juntos, dormir juntos e até dividir as carícias do tutor.
7) São Bernardo
Você pode não acreditar, mas o São Bernardo é outra raça que tem bastante chances de se dar bem com um gato. Apesar do tamanho gigante, esse peludo é super pacífico. Ele é calmo, gentil, um pouquinho preguiçoso e extremamente paciente. O São Bernardo é tão da paz que, mesmo se o mundo estiver acabando, ele provavelmente vai ficar deitadão tirando um cochilo. Eles se dão super bem com outras pessoas e também animais, e por isso é super possível que esse cachorro e gato juntos seja uma boa aposta.