O playground para gatos é uma das melhores formas de tornar a casa mais atraente e divertida para os bichanos. Ele é feito com um conjunto de acessórios e itens que, quando montados do jeito certo, ajudam a estimular os instintos selvagens desses animais. Por isso, é considerado um tipo de enriquecimento ambiental para gatos que é muito benéfico. Mas será que você sabe como fazer playground para gatos? Veja a seguir 6 dicas para montar esse parquinho em casa!
1) Você deve escolher uma parede livre para montar o seu playground para gatos
É muito fácil começar a planejar o seu playground para gatos! Parede é o lugar ideal para isso. Então a primeira dica, sem dúvidas, é escolher uma parede ‘livre’ de objetos como quadros e móveis para fazer o parquinho do seu pet. Além de não atrapalhar a decoração da casa, isso ajuda a não colocar em risco a segurança do gatinho, que poderia acabar derrubando as coisas no chão enquanto brinca.
Também é importante que a parede do playground para gatos seja próxima de um cômodo onde você costuma passar um tempo, como a sala de estar. Isso porque os bichanos adoram observar seus tutores do alto, então assim vocês também aproveitam esse momento juntos.
2) Uma ótima ideia é começar o playground para gato com nichos e prateleiras
Se você não sabe como montar um playground para gatos, um bom ponto de partida é a instalação de nichos e prateleiras. Esses dois itens costumam ser a base de qualquer parquinho felino. Os gatos amam escalar as coisas, então as prateleiras proporcionam essa aventura nas alturas. Já os nichos são um espaço, geralmente em forma de caixas, onde os bichanos podem descansar e se esconder, funcionando como uma toca de gato.
A disposição entre esses espaços deve ser harmônica; nem muito perto, nem muito distante. Mesmo que consigam saltar longas distâncias por causa da anatomia felina, o playground deve ser montado pensando na segurança do animal.
3) É possível aprimorar o playground para gatos com escadinhas e pontes
Mesmo que os nichos e as prateleiras geralmente sejam a grande atração dos playgrounds, você também pode investir em escadinhas e pontes que ligam um nicho a outro, uma prateleira a outra ou então um nicho a uma prateleira. O ponto mais importante aqui é que esses ‘caminhos’ realmente levem a algum lugar onde o gatinho possa acessar, descansar e brincar.
Por isso, se em algum momento você planeja acrescentar escadas e pontes para gatos nesse parquinho, é bom ter as distâncias previamente definidas, bem como a disposição de cada um dos itens que integram o playground.
4) Modelos de playground para gato com arranhador também fazem sucesso
Um dos instintos selvagens mais aflorados nos felinos é o de arranhar. Então se você realmente quer deixar seu gato feliz, vale a pena unir o útil ao agradável e instalar também um arranhador no parquinho que você está montando. O arranhador para gatos pode ser colocado bem no meio do playground, tanto na vertical (como se fosse uma espécie de ‘poste’) como na horizontal, simulando um ‘degrau’ da escadinha.
Outra possibilidade é investir em um arranhador para gatos com andares e posicioná-lo próximo da parede onde ficam os nichos e prateleiras. Assim, são mais opções ainda para o seu gatinho brincar e se divertir.
5) Colocar camas suspensas é outra ótima forma de deixar o playground mais atraente
Não é mistério nenhum que o gato dorme boa parte do dia. Muitos felinos, inclusive, também são fãs de dormir em lugares altos por instinto. Assim, além de descansarem em segurança, os bichanos ainda conseguem ter uma visão ampla do ambiente, caso aconteça qualquer coisa. É aí que entra a cama suspensa para gatos!
Esse acessório é ótimo para complementar os parquinhos caseiros dos pets. Eles podem ser posicionados no lugar de uma das prateleiras, sendo uma ótima opção para o animal relaxar e tirar uma soneca à tarde.
6) Você pode adquirir um kit playground para gatos em lojas especializadas
Além de saber como fazer playground para gatos, muitos tutores também têm dúvidas sobre onde comprar os acessórios que compõem o parquinho. Pet shops e lojas especializadas da internet normalmente vendem esse tipo de produto, então vale a pena dar uma olhada.
Nelas, você encontrará diferentes modelos de playground para gatos. Área externa, inclusive, pode ser uma das opções de locais de instalação, dependendo de onde você mora. Apenas se certifique de colocar telas de proteção para evitar possíveis fugas, se o espaço for muito aberto.