Nada parte mais o coração do que ver um cachorro doente. Os animais, que normalmente são super espirituosos e sempre estão de bom humor, ficam abatidos, cabisbaixos e tristonhos. Em muitos casos até perdem o apetite. O problema é que, como todos sabem, os cães não podem ficar sem se alimentar direito, ainda mais estando com a saúde fragilizada. Na busca pela melhor comida para cachorro doente, muitos tutores recorrem à sopinha, que é algo que normalmente ajuda a melhorar o apetite desses cães. Contudo, é importante saber como prepará-la e oferecê-la para o seu amigo de quatro patas. Veja algumas informações sobre o alimento a seguir!
Cachorro doente não come? Sopa pode ser uma boa solução!
Normalmente quando o cão fica doente, uma das primeiras mudanças que acontecem é referente ao apetite dele. Às vezes o bichinho acaba comendo mais do que normal, mas o mais comum é que ele passe a se alimentar menos do que antes. Por isso, no caso de um cachorro doente, vomitando que não come, a melhor alternativa é procurar por alimentos que sejam leves e facilmente digeridos pelo animal, como, por exemplo, uma sopa de galinha com legumes. Ela ajuda a abrir o apetite e contém todas vitaminas e nutrientes necessários para a recuperação do cachorro doente, principalmente se o quadro do paciente vem acompanhado de vômitos e diarreia. Mas atenção: lembre-se que o organismo dos cães é diferente do nosso, e não devemos oferecer a mesma sopa que consumimos para esses animais, e nem com os mesmos ingredientes.
É importante se atentar aos ingredientes e ao modo de preparo da comida para cachorro doente
A sopa para cachorro doente deve ser preparada apenas com ingredientes naturais, como legumes e verduras. Qualquer tipo de tempero, por outro lado, deve ser deixado de fora (inclusive o sal, cebola e alho). Até mesmo pequenas quantidades de sal podem fazer mal para os cães, podendo causar intoxicação e até piorar o quadro de saúde do animal, aumentando a diarreia e a frequência dos vômitos. Por isso, deixe todos os temperos de lado e não esqueça de verificar a lista de alimentos que são permitidas para cães.
O que pode ser incluído, além de legumes e verduras, são pedaços de galinha. No entanto, na hora de oferecer a sopa, não esqueça de remover a pele e os ossos presentes. Uma dica para melhorar ainda mais a aceitação dos cães pelo alimento é amassar os ingredientes de tal forma que a consistência fique parecida com uma papinha para cachorro doente.
Antes de dar sopa para cachorro doente, não esqueça de consultar o veterinário
Mesmo que a sopa seja capaz de trazer vários benefícios para o cachorro doente, é necessário conversar com o veterinário do pet antes de oferecê-la ao doguinho. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre outros ingredientes, por exemplo, e pode até mesmo ver se é possível fazer a papinha para cachorro doente de um jeito diferente.
Além do mais, esse bate-papo com um especialista pode ser até mesmo interessante para diversificar a alimentação do cachorro. A ração é a principal fonte de nutrição dos cães e não deve ser substituída integralmente, mas isso não significa que não seja possível oferecer outras alternativas de alimento no dia a dia e, nesse caso, a sopa pode ser uma boa opção.
Redação: Juliana Melo