Saber por quanto tempo dura a amamentação dos gatos pode ser útil para muitos tutores — principalmente, para os que têm uma gata amamentando em casa e/ou os que estão responsáveis por cuidar de um gatinho órfão. Não há como prever com exatidão com quantos dias o gato desmama, mas, geralmente, os filhotes se alimentam exclusivamente do leite da mãe até o primeiro mês de vida.
Em quanto tempo os gatos mamam depois de nascer?
Antes de descobrir com quanto tempo gato desmama, vale compreender outro detalhe importante sobre o processo de amamentação dos felinos: em quanto tempo depois do nascimento os filhotes começam a mamar. Os gatinhos precisam receber o colostro — primeiro leite produzido pela gata, rico em nutrientes e anticorpos — logo em suas primeiras horas de vida. Eles ainda estarão com os olhos fechados, mas conseguirão encontrar o caminho por meio do calor do corpo da mãe.
Agora sim, resta saber: os gatos mamam até que idade?
Afinal, um filhote de gato mama até quantos meses? Não existe uma resposta exata para essa pergunta, visto que tanto o comportamento do recém-nascido quanto o da mãe podem variar. No entanto, o esperado é que as necessidades nutricionais dos gatinhos sejam completamente supridas pelo leite materno durante o primeiro mês. Em outras palavras, o felino só deve começar a se interessar por outros alimentos após quatro semanas de vida.
A partir deste período, você pode iniciar a oferta de papinha, ração para gato filhote e outros alimentos indicados pelo veterinário. É natural que a gata amamentando se torne menos receptiva e disponível para a ninhada. Isso faz parte do processo de desmame e não precisa ser motivo de preocupação. Com seis a oito semanas de vida, muitos gatinhos já pararam totalmente de mamar. Mas, lembre-se: esta transição é gradual e pode variar. Portanto, faça o possível para respeitar o tempo e a natureza dos bichanos!
Gatos recém-nascidos sem a mãe precisam de cuidados com o processo de amamentação
Gatos filhotes abandonados, que foram afastados da mãe antes de completarem oito semanas de vida, merecem uma atenção especial. Eles precisam de uma mãe adotiva — uma gata que ainda tenha leite e aceite receber os filhotes “postiços” — ou da ajuda de um humano. Você pode alimentá-los com leite artificial para gatos em mamadeiras específicas para recém-nascidos e, aos poucos, dentro do prazo indicado, iniciar a introdução alimentar com alimentos em pasta e/ou sólidos.
O ideal é seguir as orientações de um veterinário com base na idade e nas condições de saúde do bichinho. Com os devidos cuidados e muito amor, o filhote tem tudo para crescer forte e saudável!