O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? A gente te ajuda a desvendar esse mistério, é só continuar lendo!
Por que a língua do cachorro Chow Chow é azul?
A explicação científica para a cor azulada da língua do Chow Chow é a melanina, um tipo de proteína presente no organismo que é responsável pela pigmentação de todo o corpo. No caso do Chow Chow, língua azul tem essa aparência porque concentra maior quantidade de células pigmentares, e essa alta concentração faz com que a língua do cachorro adquira uma coloração mais puxada para o azul ou roxo.
Uma curiosidade, porém, é que a raça não nasce com a língua totalmente azul: o Chow Chow só adquire essa característica por volta de 2 ou 3 meses de idade. Por isso, se você tem um Chow Chow filhote e ele ainda não tem o aspecto azulado na boca, não se preocupe, pois é normal demorar um tempinho. Já se passar do período estipulado, é provável que o cachorro não seja de raça pura e tenha cruzamentos com outras raças na sua genética.
Além do Chow Chow, outras raças de cachorro que podem ter a língua azulada são o Shar Pei e o Akita, que também têm descendência asiática.
Cachorro de língua azul: conheça as lendas sobre o Chow Chow
Várias lendas e crenças populares já tentaram explicar por que o Chow Chow é um cachorro com língua azul . Apesar de não ter nenhum embasamento científico, essas teorias fictícias ficaram bastante conhecidas pelo mundo. Uma delas acredita que o Chow Chow tem língua azul porque a muito tempo atrás, em um templo budista, um monge ficou muito doente e incapacitado de buscar lenha para se aquecer. Estava muito frio, e o cachorro Chow Chow teria ido à floresta para procurar madeira, mas só encontrou pedaços de tronco carbonizados. Quando pegou o tronco com a boca, a língua do Chow Chow ficou azulada por causa do contato com o carvão.
Outra crença popular diz que enquanto Buda criava o universo, um cachorro da raça Chow Chow estaria por perto. Ao pintar o céu de azul, alguns pedaços de tinta teriam caído na terra, e o animal teria lambido essas “gotas” de tintas do chão, ficando com a língua azul para sempre..
Chow Chow, filhote e adulto, é um companheiro leal e protetor!
Agora que você já sabe porque esse é um cachorro de língua azul, que tal conhecer um pouco mais da personalidade do Chow Chow? A lealdade é um dos principais atributos da raça, e, apesar de não ser necessariamente um cachorro carente e grudento, o animal aprecia a vida familiar. Ele também tende a ser um pouco teimoso, mas com o adestramento positivo é possível discipliná-lo e deixá-lo mais tranquilo.
A socialização do Chow Chow filhote é um outro cuidado importante, pois apesar da fofura, a raça não é tão amigável. Na realidade, o instinto protetor do cachorro Chow Chow é bem aguçado, e por isso ele às vezes fica na defensiva perto de estranhos. Mas não se preocupe: com treinamentos e persistência, o cãozinho tem tudo para ser um ótimo amigo de quatro patas.
Redação: Juliana Melo