O gato Siamês é uma das raças que mais fazem sucesso em todo o mundo. Ele é conhecido por ter a pelagem mais escura nas extremidades do corpo, que incluem o rosto, orelhas, patas e rabo. Além disso, o animal sempre tem a pelagem curta e rasteira, característica que ajuda a diferenciar o gato Siamês e o vira-lata (ou sialata). Mas uma curiosidade sobre os Siameses que pouca gente sabe é que o pelo do gato muda de cor na transição de filhote para adulto. Entenda a seguir por que isso acontece!
Por que gato muda de cor?
Mudar de cor não é uma exclusividade do gato Siamês, uma vez que pode ocorrer também com o Himalaia, Ural Rex e Khao Manee. Mas qual é a explicação para tal mudança? Bom, a verdade é que vários fatores podem estar associados a isso. O gato Siamês muda de cor por uma questão genética da própria raça, mas o momento em que a mudança acontece é algo que sofre influência, principalmente, da temperatura corporal.
O gato Siamês possui uma enzima chamada tirosinase que é sensível ao calor e determina a quantidade de melanina da pelagem, mas que só é ativada depois que ele nasce. Como no útero da mãe o animal fica em temperatura constante e quentinha, é normal que o filhote de gato Siamês nasça com a pelagem mais clara e uniforme. Depois do nascimento, a temperatura interna do filhote flutua, e as partes mais “frias” do corpo — focinho, orelhas, patas e rabo — adquirem uma tonalidade mais escura; enquanto as partes mais “quentes” — todo o resto do corpo — permanecem com a cor mais clara.
Outras razões por que o gato muda de cor — seja um Siamês ou não — podem ter relação com a alimentação, saúde e idade do animal.
Alimentação — Uma boa alimentação fornece todos os nutrientes que o pet precisa para manter o organismo e a pelagem saudável. A fenilalanina e tirosina são aminoácidos que induzem a produção de melanina, que é o pigmento responsável pelo escurecimento dos pelos. Se houver um déficit desses nutrientes, o gato muda de cor.
Saúde — A mudança da cor dos pelos também pode estar relacionada com o estado de saúde do animal. Às vezes a má absorção de nutrientes, doenças hepáticas, problemas endócrinos, renais e o vitiligo podem afetar a coloração da pelagem.
Idade — O gato muda de cor conforme envelhece. Da mesma forma que os humanos costumam ficar com os cabelos grisalhos, o gato idoso também costuma passar por essa transformação e fica com os pelos branquinhos ou com aspecto acinzentado.
Gato Siamês muda de cor no primeiro ano de vida
O momento em que o pelo de gato muda de cor é sempre com o gato Siamês filhote, antes de transicionar para a vida adulta. Ou seja, durante o primeiro ano de vida do bichano ele já adquire um tom de pelagem permanente. Dessa maneira, não estranhe se o gato filhote nascer com os pelos bem branquinhos e continuar assim por algumas semanas ou meses. O escurecimento dos pelos é concluído até ele completar um ano, pois depende de outros fatores como a alimentação e a temperatura corporal.
Saiba como cuidar do gato Siamês filhote
Além de mudarem de cor, os gatos Siameses precisam de muitos cuidados na fase inicial da vida. Para começar, é importante ter em mente que os filhotinhos não devem ser separados da mãe nos dois primeiros meses — nesse momento, a amamentação é a principal fonte de nutrientes deles.
Antes de levar o gato Siamês filhote para casa, é importante preparar um pequeno enxoval de gato com tudo que ele vai precisar. Aqui entram: caixa de areia, comedouro, fonte de água, caminha, arranhadores, brinquedos e itens básicos de higiene (como a escova de dentes e creme dental para pets). Também é necessário incluir na lista de gastos os cuidados com a saúde do animal: consultas veterinárias para um check-up geral, vacinas para gatos obrigatórias, vermífugo e remédios antiparasitários.