Gato

Por que o xixi de gato está com cheiro forte? Veterinária explica 5 causas possíveis

Publicado - 22 Agosto 2024 - 15h53

Atualizado - 22 Agosto 2024 - 15h54

Foto Erica Baffa - Especialista em Medicina Felina

Erica Baffa / Especialista em Medicina Felina

CRMV CRMV-ES: 1124

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV) em 2007. Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos pelo Instituto Qualittas (2017). Membra da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFEL), responsável pelo setor de medicina felina do hospital SOS Veterinário.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Percebeu que o cheiro do xixi de gato está mais forte do que o normal? Calma que isso tem uma explicação! Todo mundo sabe que a urina de gato não costuma ter um odor muito agradável mesmo, mas quando ele é mais intenso do que o normal, isso deve servir de alerta para o tutor. 

O cheiro forte no xixi pode indicar que o felino não está bem, como também pode ser uma reação natural do organismo a outros estímulos. De qualquer forma, é sempre bom ficar atento a essa característica no animal. Para explicar melhor os fatores que influenciam no cheiro forte de xixi de gato, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Erica Baffa. Ela é especialista em medicina felina e listou as 5 causas possíveis do odor forte no xixi de gato.

1) A desidratação deixa o cheiro do xixi de gato mais forte

Uma das principais causas do cheiro forte no xixi de gato é a desidratação. Quando o gato bebe menos água do que deveria, a urina acaba ficando mais concentrada. Como consequência, o cheiro também tende a ficar mais forte. “A desidratação reduz a diluição dos compostos da urina, como a amônia e ureia, levando ao aumento da concentração dessas substâncias e, consequentemente, a intensificação do odor da urina”, explica Erica.

Imagem Quiz:Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) A alimentação do gato pode deixar o xixi com odor forte

Um outro fator que pode influenciar no cheiro de xixi de gato é a alimentação do animal. Alimentos ricos em proteínas, especialmente os de origem animal, tendem a produzir um odor mais forte na urina. De acordo com a especialista, isso acontece porque as dietas ricas em proteínas geram maior quantidade de resíduos nitrogenados, como a amônia. 

Uma dica para minimizar esse problema é oferecer rações para gatos de qualidade, super premium ou premium, além dos sachês de rações úmidas. Esses alimentos geralmente não contém excesso de aditivos que podem contribuir para o mau cheiro do xixi de gato.

gato bebendo água
A desidratação deixa o cheiro de xixi de gato mais forte

3) Doenças influenciam no cheiro de xixi de gato

Algumas doenças também são capazes de intensificar o cheiro de xixi de gato. A infecção urinária em gatos, por exemplo, deixam a urina com o odor mais forte, assim como a doença renal crônica e a diabetes. Segundo Erica, esses são os motivos que levam à alteração: 

  • Infecções urinárias: a presença de bactérias e as alterações do PH intensificam o cheiro de xixi de gato
  • DRC (doença renal crônica): o odor fica mais forte devido a diminuição da função renal e da capacidade dos rins filtrarem resíduos, levando ao acúmulo dessas substâncias (amônia e ureia)
  • Diabetes mellitus: a diabetes mellitus em gatos pode deixar a urina com cheiro mais adocicado devido aos altos níveis de glicose na urina

4) Medicamentos e suplementos podem deixar o xixi de gato com cheiro forte

Alguns medicamentos e suplementos também podem contribuir para o odor forte no xixi de gato. Isso acontece porque os remédios influenciam na excreção dos rins, aumentando a concentração de alguns compostos que afetam o PH, de acordo com Erica.

O antibiótico para gatos, por exemplo, altera a flora bacteriana natural do corpo, o que compromete o odor do xixi de gato. Suplementos alimentares também podem causar o mesmo efeito, especialmente os que contém enxofre nacomposição.

5) O cheiro forte de xixi de gato tem a ver com a demarcação territorial

O gato marcando território faz xixi por todos os cantos da casa, e é impossível não notar como o cheiro é forte e marcante. Existe uma explicação bem simples para isso: a presença de feromônios no xixi, substâncias químicas que transmitem informações a outros gatos. É como se fosse uma maneira de um gatinho dizer para o outro que aquele território é dele.

A veterinária Érica Baffa lembra que isso não acontece com todos os gatinhos, apenas com os não castrados: “A urina de gatos não castrados, principalmente machos, possui alta quantidade de testosterona e felinina, substâncias que intensificam o cheiro.” Ou seja, o cheiro do xixi do gato castrado não apresenta um odor tão forte quanto o dos não castrados.

Aprenda como tirar cheiro forte de xixi de gato

Agora que você já sabe o que causa o cheiro forte de urina, é hora de descobrir como tirar cheiro de xixi de gato. Para limpar o xixi de gato de superfícies, você precisa utilizar produtos específicos para limpar a urina, como desinfetantes pets. Isso serve para chão, paredes e mesas. 

Mas se você quer saber como tirar cheiro de xixi de gato do sofá, nesse caso a dica é retirar o excesso de xixi com um papel toalha, mas sem esfregar. Depois disso, você pode preparar uma misturinha caseira de 250 ml de vinagre com 1 litro de água morna para aplicar em cima do local. Dessa forma, o cheiro desagrável de xixi de gato será neutralizado. Se isso não funcionar, o melhor é contratar uma empresa especializada na limpeza de estofados. É importante garantir que os produtos utilizados na lavagem não sejam tóxicos para pets. 

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Cachorro

Essas são as curiosidades mais fascinantes sobre o cérebro de cachorro

A maneira como o cérebro de cachorro funciona pode despertar muita curiosidade nas pessoas. Os cães não têm a mesma capacidade lógic...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas