Os felinos são companheiros incríveis para se ter por perto, mas ninguém pode negar que o comportamento do gato é bastante curioso. Quem tem um bichano, provavelmente já se perguntou a respeito de alguma atitude inusitada que o animal teve, como afofar humanos e cobertas ou morder durante as brincadeiras. Mas, dentre tantos tipos de comportamento, um que intriga os humanos é por que os gatos cheiram o nariz do dono. Se isso já aconteceu com você, chegou a hora de entender o motivo por trás dessa reação.
Comportamento felino: por que os gatos cheiram o nariz do dono?
Se engana quem pensa que os gatos não são animais carinhosos. A questão é que, diferente dos cães, que são animais naturalmente mais comunicativos, o amor de gato é sutil e seletivo. Os bichanos dificilmente se entregam a qualquer pessoa que apareça em seu caminho; é preciso conquistá-los para desfrutar do afeto e carinho de um gato. Mas como saber que o gato ama o dono? Bom, é simples: se o seu bichano cheira o seu nariz e está sempre perto de você é porque ele certamente ama a sua companhia.
Na prática, quando um gato encosta o focinho no rosto de alguém, ele está esfregando glândulas oronasais na região - coisa que esses animais só fazem com quem eles realmente gostam. Então, é isso mesmo: os gatos cheiram o nariz do dono porque essa é a forma que eles encontram de demonstrar o amor que sentem por seus humanos. Pode-se dizer até mesmo que isso é um beijinho de esquimó entre os pets e os tutores.
Lambidas e mordidinhas no nariz também são comuns
Além de cheirar o nariz do seu humano, outra atitude comum dos bichanos é lamber a região. Mas por que o gato lambe o nariz do dono? Assim como cheirar, essa atitude também é uma demonstração de afeto e carinho. As lambidas geralmente representam amor na linguagem felina, e, portanto, se o seu amigo de quatro patas costuma lamber o seu nariz, você definitivamente tem um gato carinhoso e que te ama!
Já as mordidas podem indicar diferentes tipos de situações. Por exemplo, um dos motivos porque gatos mordem o nariz pode ser uma tentativa de falar o quanto eles gostam de você. Em outros casos, as mordidas podem ser um sinal de que o animal está estressado, incomodado ou até mesmo doentinho. Portanto, vale ligar o alerta quando esse tipo de comportamento surgir. Mas é importante não incentivar o bichano: mesmo nos casos que as mordidas sejam um pequeno afeto, acostumar o gato com esse tipo de atitude na fase adulta pode resultar em machucados no nariz do tutor.
O amor de gato se manifesta de diferentes formas. Veja algumas delas!
• Gato ronronando é sinônimo de amor. O barulho fofinho que os felinos emitem pode significar diferentes coisas, mas geralmente isso é um indicativo de que o seu pet te ama e está adorando receber o carinho que você faz nele. Então, aproveite o momento para estreitar os laços com seu amigo!
• Amassar pãozinho é algo que acontece quando o gato gosta do humano. Esse hábito é muito comum de acontecer quando esses animais estão prestes a se deitar, e eles afofam a cama. Mas quando isso acontece no humano é porque o seu gatinho te ama muito e quer deixar a “marquinha” dele em você. (Não entendeu? A gente explica: os gatos fazem esses movimentos para ativar glândulas que soltam odores e, assim, marcam território. Então, basicamente seu gato quer dizer para todo mundo que você é o dono dele).
• Passear entre as pernas do tutor é um ato de carinho. Os gatos fazem isso quando estão se sentindo confortáveis e também é outra forma que eles encontram de marcar o território, já que, ao passear entre as suas pernas, eles acabam deixando um pouco do cheirinho deles no tutor. Então é mais uma demonstração de afeto própria da espécie.
Redação: Juliana Melo