Que a língua do gato é uma surpreendente “ferramenta” para o banho felino todo mundo já sabe. Quem tem um gatinho em casa ou já conviveu com um, sabe muito bem que eles adoram passar longos períodos deitados e lambendo o pelo, não é mesmo? Apesar de comum, essa é uma dúvida frequente entre os amantes de quatro patas: afinal,o que significa essa espécie de mania de gato? O Patas da Casa buscou a fundo a curiosidade e te explica tudo sobre esse ritual. Vem ver!
Anatomia da língua do gato permite uma limpeza minuciosa
Preparados e independentes por natureza, os felinos já nascem prontos para se cuidarem sozinhos até mesmo quando o assunto é higiene. A língua do gato é áspera, seca e possui a anatomia perfeita, composta por centenas de filamentos finíssimos – conhecido como papilas – que permitem retirar todas as sujeiras, pelos soltos, poeira e até invasores, garantindo a manutenção tanto da saúde como também deixando sua pelagem linda! Além da limpeza, este é um momento de relaxamento para eles.
Sabe aquele ditado popular “banho de gato”? A explicação é justamente por esse hábito dos bichanos, que remete a um banho rápido, porém eficiente.
E por que os gatos lambem uns aos outros?
Do mesmo modo em que nós temos nossa maneira de demonstrar os mais variados sentimentos, com uma comunicação só deles. Assim como os miados do gato, o movimento do rabo e a postura, as lambidas também são uma forma de expressar e transmitir uma mensagem – seja ela a um outro gatinho ou seu dono.
De acordo com especialistas, gatos se lambem porque é, sobretudo, uma demonstração de afeto. Ainda muito pequenos, as gatas mamães lambem seus filhotes para limpá-los e expressar carinho. Dessa maneira, quando adultos, eles passam a reproduzir esse comportamento e um gato lambe o outro como um jeito de fortalecer laços e transmitir parceria e proteção.
E quanto aos tutores, por que os gatos lambem os donos?
Quem nunca quis saber o que significa quando o gato lambendo o dono que atire o primeiro biscoitinho! Se essa também é uma dúvida sua, prepare-se para uma deliciosa curiosidade: para os gatinhos, não há uma grande diferença entre os felinos e humanos. Isso mesmo, na visão deles, todos são parecidos e fazem parte de um grande grupo de gatos – seja você um dos parentes ou qualquer outra pessoa que venha a ter contato com ele. Não é demais? Uma vez que eles nos enxergam como grandes e esquisitos gatos, suas lambidas também significam puramente afeto e carinho. Ou seja, essa é uma demonstração do amor de gato!
Gatos possuem seus donos de estimação
O trocadilho é intencional e podemos garantir que, na cabeça dos felinos - que são animais territorialistas - é assim que as coisas funcionam! Outro possível motivo que explica porque os gatos lambem os donos é a marcação de território, ou seja, aquela carimbada pra deixar bem claro que este humano não está disponível! Com as lambidas, o felino deixa partículas de sua saliva na pele do tutor e, assim, se outros animais passarem por perto, sentirão o odor fixado e já saberão que aquele humano tem dono.
Redação: Victor Viana