Quem tem um bichano em casa sabe que pode dar atum para gatos, e isso é garantia de sucesso. Conhecidos pelo exigente e criterioso paladar, os felinos parecem amar tudo o que tenha a ver com peixe, mais precisamente com esse tipo específico. Basta olhar os sabores de comida nas prateleiras do pet shop ou abrir uma lata de atum perto do seu gato e observar para ver se os miados não vão surgir. Um grupo de cientistas curioso sobre o porquê dessa preferência resolveu investigar em laboratório e fez descobertas que explicam muito sobre o comportamento dos gatos.
O peixe para gatos é uma preferência inusitada, já que espécie evoluiu no deserto
O que mais intrigou os cientistas nessa aparente paixão dos gatos por atum é que esse alimento não fez parte da vida dos bichanos durante sua evolução. Registros de mais de 10 mil anos mostram que os gatos evoluíram nos desertos do Oriente Médio, onde não era possível encontrar nenhum tipo de peixe, muito menos esse em específico.
O gosto deles por esse tipo de menu pode ter surgido, relativamente, há pouco tempo: há 1.500 anos no Egito antigo, onde há desenhos de gatos do Egito comendo peixes ou nos portos do Oriente Médio da Idade Média, onde os bichanos podiam achar esse alimento em abundância. Agora o foco dos cientistas estava em pesquisar se existe uma razão biológica por trás dessa preferência por atum.
Gato pode comer atum e ama: isso porque eles podem sentir o sabor umami!
Já percebeu que gatos não dão a mínima para o chocolate ou bolo que estamos comendo? Isso é porque eles não conseguem sentir o gosto doce. Como o gato é carnívoro e não há açúcar em nenhum tipo de carne, esses animais evoluíram sem precisar sentir esse gosto. Mas existe um outro, muito mais rebuscado, que cientistas descobriram que o paladar felino consegue sentir.
A revista Chemical Senses publicou em agosto um estudo que diz que a língua dos gatos tem receptores necessários para detectar o sabor umami, aquele muito presente em peixes de todo tipo e conhecido como o quinto sabor do paladar humano depois do doce, salgado, ácido e amargo. O umami, aparentemente, é o sabor que os gatos mais gostam na hora de se alimentar. Isso até seria normal para um animal carnívoro, mas não explicaria a preferência dos nossos felinos por atum.
O que os cientistas descobriram é que, além do umami, o paladar dos gatos é estimulado de forma única por moléculas que são encontradas em grandes quantidades no atum - por isso esse peixe para gato é tão saboroso e eles parecem preferir o alimento frente a tantos outros.
Pode dar atum enlatado para gato?
Muitos tutores ficam na dúvida se pode dar atum para gato e a resposta é complexa. O que acontece é que gato não pode comer atum em lata de forma alguma, mas pode se beneficiar de pequenas porções do peixe cru. O atum enlatado é um alimento que contém alta concentração de sódio, algo que pode fazer muito mal pro sistema urinário dos nossos bichanos. Então, se você quer saber se gato pode comer atum em lata, a resposta é não!
Se for dar o peixe cru, dê preferência para a versão fresca - os congelados devem ser levemente cozidos antes de oferecer ao gato. Uma versão mais segura e que faz o maior sucesso com os gatos são as rações, sachês e petiscos no sabor atum. São opções que fornecem vários nutrientes importantes, como o ômega 3 para gatos. Agora que você sabe que o seu bichinho tem uma preferência especial por esse peixe, pode usar e abusar da escolha.