A sexta-feira 13 vem acompanhada de várias superstições, e uma delas envolve justamente o gato preto. Esses bichanos, que já sofrem com inúmeros estereótipos injustos, ficam ainda mais suscetíveis a sofrer agressões e maus-tratos nesse dia.
É por isso que, se você conhece algum ou é dono de um gato preto, deve ter ainda mais atenção com o pet na sexta-feira 13. Mesmo que ele esteja protegido dentro do lar, pode acabar sofrendo com a ação de terceiros. Veja abaixo como cuidar do seu gatinho e garantir a segurança dele!
Entenda a relação entre gato preto e sexta-feira 13
Os gatos pretos costumam ser associados com superstições de azar. Mas de onde surgiu isso? Antigamente, os felinos dessa cor eram muito apreciados pelos egípcios, sendo considerados verdadeiros deuses e um símbolo de boa sorte. Porém, na Idade Média, com o crescimento do cristianismo, tudo mudou.
Para completar, na época, o Papa Gregório IX associou gatos pretos com a encarnação de seres malignos. Então, os bichanos começaram a ser perseguidos pela inquisição, assim como as bruxas. Acreditavam, inclusive, que gatos pretos eram reencarnação das bruxas, por isso tentaram a todo custo exterminar esses bichanos — sem sucesso (ainda bem!).
Já a relação com a sexta-feira 13 tem a ver também com o cristianismo. Essa data ficou conhecida como um dia de mau agouro porque teria sido o dia em que Jesus foi crucificado, e na última ceia haviam 13 pessoas sentadas na mesa.
É por isso que até hoje existe uma crença popular de que cruzar com gato preto na sexta-feira 13 dá azar, mesmo que não tenha nenhum fundamento nisso. Tudo não passa de superstição, mas que não representa a verdade — e é o gato preto que acaba sofrendo no meio disso tudo.
Sexta-feira 13: gato preto precisa de cuidados maiores nesta data
Na sexta-feira 13, ‘dia do gato preto’, todo tutor que tem um bichano dessa cor precisa redobrar os cuidados com o pet. Se ele costuma dar umas voltinhas pelas redondezas, por exemplo, pode acabar esbarrando com uma pessoal mal intencionada e supersticiosa, e o resultado não vai ser legal.
Por isso, se você não sabe muito o que fazer nesta sexta-feira 13, cuidado com o gato preto deve ser o seguinte:
- Manter o gatinho dentro de casa. A criação indoor é a melhor maneira de evitar qualquer problema com o pet, protegendo-o de doenças e maus-tratos, em especial nesta data.
- Colocar telas de proteção nas janelas. Assim você não vai precisar se preocupar com possíveis fugas. O ideal, inclusive, é telar varandas, quintais e qualquer outro espaço que dê acesso à rua.
- Apostar no enriquecimento ambiental. A gatificação do ambiente vai ajudar a distrair seu gatinho, deixando-o entretido e estimulado. Dessa forma, o pet não vai nem querer saber da rua.
- Fazer a cirurgia de castração de gato. Um dos motivos porque muitos gatinhos vão para as ruas é para cruzar e marcar território. Com a castração, o animal se sente menos estimulado a fugir e dar umas voltinhas pelo bairro.
Outro cuidado com o gato preto que pode ser tomado é, caso você encontre um pet dessa cor na rua, levá-lo para um abrigo de animais. Essa simples atitude já pode ajudar a garantir que aquele bichano não vai ser maltratado na sexta-feira 13 (e em qualquer outro dia).
Lembre-se: maus-tratos contra gatos pretos é crime
Gato preto não dá azar, mas maltratar um gato preto sim! Qualquer tipo de maus-tratos a animais é considerado um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605, que diz que é considerado um crime ambiental: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena pode incluir multa e detenção de três meses a um ano.
Portanto, se você ver algum gato preto sendo maltratado na sexta-feira 13, denuncie! É possível fazer isso de forma anônima em delegacias locais ou acionando o Ministério Público. Outra possibilidade é contatar o IBAMA por meio do telefone 0800 61 8080 ou e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.