O protetor solar para cachorro é um cuidado indispensável com a saúde dos nossos pets, independentemente da estação do ano. Além de ser uma forma de prevenir doenças graves, como o câncer de pele, o uso do protetor solar canino também ajuda a manter o bem-estar do animal durante passeios e outras atividades fora de casa. Por isso, se você está se perguntando se deve investir no produto, a resposta é sim! Para entender quais são as recomendações do protetor solar para cachorro, como usar e por que ele é tão importante, preparamos uma matéria especial sobre o assunto. Vem com a gente!
Por que usar um protetor solar para cachorro?
Com o verão chegando acaba surgindo aquela pergunta: será que vale a pena comprar um protetor solar para cachorro, ou isso é dispensável? A resposta é apenas uma: todo pai de pet precisa ter um cuidado especial com a pele dos cães nessa época e uma das melhores formas de fazer isso é investindo em um protetor solar. Cachorro, assim como os humanos, pode ficar suscetível a vários problemas de saúde com a exposição solar constante sem a devida proteção, como câncer de pele, dermatites e queimaduras.
Por isso, para protegê-los dos raios ultravioletas, a recomendação é que todo cachorro faça uso de um bom protetor solar canino. O produto deve ser específico para pets e indicado por um médico veterinário de confiança.
Protetor solar: cachorro precisa de proteção contra raios solares todos os dias
Outra dúvida que pode aparecer é se o protetor solar para cães deve ser utilizado todos os dias ou apenas em ocasiões específicas, como no verão. Bom, a verdade é que o ideal é que os cachorros utilizem o protetor solar canino diariamente, porque a exposição aos raios UVA e UVB acontece sempre que o pet sai de casa para passear ou fazer alguma atividade. Cuidado nunca é demais, certo?
Além disso, esse é um produto recomendado para todos os cachorros, independentemente de raça. No entanto, é bom ter uma atenção redobrada com animais de pelagem mais clara e regiões com menor volume de pelos, como no focinho e orelhas.
Como passar o protetor solar de cachorro?
Para usar o protetor solar, cães devem ter o produto aplicado principalmente nas áreas mais expostas, como perto do focinho, orelhas e abdômen do animal. Também é importante não exagerar muito no protetor, pois ele deve ser bem absorvido pelo corpo do cachorro. Se estiver em grande quantidade o pet pode acabar ingerindo um pouco do produto ao se lamber.
Vale lembrar que para garantir a eficácia do protetor solar para cachorro, o ideal é fazer uma reaplicação a cada 2 ou 3 horas. Depois do passeio, não esqueça de verificar o corpo do doguinho para saber se não há nenhuma queimadura, ferida em cachorro ou região mais avermelhada.
Veja outras formas de proteção além do protetor solar canino
O protetor solar para cachorro é uma das melhores formas de proteger seu amigo de quatro patas da exposição solar, mas não a única. Outra opção possível são as roupinhas para cachorro que já vêm com uma camada de proteção contra raios UVA e UVB na sua composição (sim, isso existe!). Para que o conforto e a qualidade de vida do pet sejam mantidos, não esqueça de realizar os passeios em horários menos quentes, ou seja, antes de 10h da manhã e após 16h. Isso por si só já é um alívio e tanto para a saúde do seu pet, mas ainda assim cuidados complementares - como o protetor solar para cães e as roupinhas - são essenciais.
Redação: Juliana Melo