Gato

Pulga em gato: 6 sinais visíveis de que seu pet está infectado

Publicado - 19 Setembro 2023 - 12h44

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A famosa e temida pulga em gato é uma ameaça silenciosa e capaz de incomodar bastante. Esses pequenos parasitas, que se alimentam do sangue de mamíferos, como cachorros e gatos, têm um ciclo de vida um pouco complexo. Dividido em quatro fases (ovo, larva, pupa e adulto), a maior parte da vida da pulga ocorre longe do hospedeiro, escondido em locais como o gramado ou tapetes, e apenas quando se torna adulto, na última fase do seu ciclo de vida, é que ele começa a procurar um hospedeiro para se alimentar de sangue. Mas como saber se seu pet está sofrendo com uma infestação? Para te ajudar a identificar esses parasitas indesejáveis, o Patas da Casa vai te mostrar 6 sinais que indicam um gato com pulga.

1) Gato com pulga apresenta coceira intensa no corpo

Alguns bichanos têm alergia à saliva das pulgas que entra em contato com a pele na hora da picada. A reação alérgica  é chamada de dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP),  responsável por provocar a agoniante coceira em gatos, formar crostas na pele com aspecto escamoso e também causar dores no animal.  Além da coceira, é muito comum se deparar com gato se lambendo muito quando está com algum parasita no corpo.  Os locais prediletos para as picadas das pulgas normalmente são a base do rabo de gato, cabeça, pescoço e barriga.

2) As mordidas das pulgas causam feridas na pele do gato

Como as pulgas se alimentam do sangue do gato, é possível identificar no corpo dele pequenos pontinhos vermelhos provocados pela mordida do parasita. A coceira intensa causada pela alergia em gato pode causar pequenas feridas na pele do animal, que podem inflamar e criar crostas. Para aliviar o incômodo sentido pelo animal, você pode utilizar alguns remédios caseiros para pulga em gatos, como o vinagre de maçã. O vinagre em si não mata as pulgas, apenas ajuda a eliminar os parasitas do corpo do pet. Ou seja, se você quer saber como tirar pulga de gato, invista no vinagre e em outras misturinhas caseiras, mas saiba que esse método não acaba completamente com a infestação no ambiente. 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

3) As pulgas deixam rastros de fezes na pelagem do gato 

Um sinal muito característico de que o gato está com pulga é a presença de pequenos pontinhos pretos no pelagem do animal, chamados de sujeira de pulga, que são visíveis a olho nu e apresentam uma coloração escura. Esses pontinhos são, na verdade, as fezes da pulga produzidas após a picada e eliminadas na pele do animal. Normalmente, as fêmeas produzem mais sujeira de pulga, e como elas conseguem colocar cerca de 2 mil ovos por dia, infestam rapidamente o bichano. As fezes de pulga também podem ser encontradas no ambiente, como na roupa ou no sofá, além do corpo do animal.

mulher aplicando produto no pescoço do gato
As fezes de pulga na pelagem do gato são visíveis

4) Infestação de pulga em gatos provoca queda de pelos

A queda de pelos em gatos pode estar relacionada a problemas de saúde, como o estresse e a ansiedade, mas também pode ser algo natural, como a troca de pelo de acordo com a estação do ano. Porém, como dito anteriormente, as pulgas podem causar irritação na pele do animal devido a reação alérgica, o que em alguns casos provoca a queda de pelos em partes do corpo do bichano. Diferente da queda de pelo de gato que ocorre naturalmente durante as estações de transição (primavera e outono), o gato com pulga apresenta queda de pelos irregulares, que deixam pequenas áreas esburacadas pelo corpo e também pelos quebradiços. 

5) Gato com pulga pode desenvolver anemia

Quando o animal não é tratado corretamente ou em casos graves de infestação de pulgas, em que os parasitas se alimentam em grandes quantidades do sangue do hospedeiro, é possível que ele desenvolva a micoplasmose felina, um tipo de anemia provocada especialmente pela presença de parasitas no corpo do pet, como carrapato e pulgas. A grave doença apresenta sinais sutis e progressivos, como falta de apetite, perda de peso, mucosas pálidas e icterícia. Gatos filhotes e gatos idosos são mais suscetíveis a desenvolverem o tipo de anemia, pois o sistema imunológico desses animais é mais frágil - além disso, os filhotinhos possuem menor quantidade de sangue no corpo devido ao tamanho menor. Por isso, é fundamental saber como tirar pulga de gato filhote. Algumas dicas:

  • Se atente ao rótulo dos remédios para pulgas e escolha opções indicadas para filhotes. Normalmente, esses produtos podem ser usados a partir dos segundo mês de vida do animal. 
  • Tenha muita atenção aos remédios caseiros indicados para tratar pulgas! Alguns produtos, como a citronela, podem piorar ainda mais a coceira dos gatinhos. A maneira mais segura de eliminar as pulgas em gato filhote é seguindo a orientação de um médico veterinário

6) Gato com pulga fica mais irritado e estressado 

Não é muito difícil imaginar um gato estressado devido a presença de pulga no corpo, afinal, as picadas dos parasitas causam bastante coceira e desconforto. Então pode ser que eles sofram com alterações no temperamento e fiquem mais agitados e inquietos devido ao desconforto provocado por esses inconvenientes. Para afastar  o incômodo, além de dar início ao tratamento para eliminar pulgas do corpo do gatinho, o tutor pode investir em brinquedos interativos para gatos para ajudá-lo a se distrair e esquecer da coceira. 

Como acabar com a pulga em gatos e no ambiente

Agora que você já sabe como esses parasitas podem incomodar os bichanos, é hora de descobrir  como eliminar pulgas de gatos e também do ambiente em que ele vive. Essa tarefa pode ser um pouco desafiadora, uma vez que para eliminar totalmente esses parasitas, são necessárias diferentes abordagens que podem não ser bem recebidas pelos bichanos. No entanto, para garantir o bem estar dos felinos e livrá-los desse mal, confira 5 formas de como acabar com pulgas em gatos

gato com pulga tomando banho
O banho é recomendado para gato com pulga
  1. Banho em gato: de fato, dar banho em gato não é uma tarefa muito recomendada por veterinários, mas em casos de infestação de pulgas, esse é um cuidado necessário para eliminar o parasita. Você vai precisar comprar um shampoo para gatos antipulgas e deixar agir por alguns minutos na pele do animal durante o banho. Depois de enxaguá-lo, você pode utilizar uma escova para gatos específica para retirar pulgas, elas possuem cerdas bem coladas de metal que vão ajudar a eliminar os parasitas mortos após o banho.
  2. Comprimido antipulgas para gatos: é o método considerado mais eficaz na missão de acabar com pulgas em gatos, porém, pode ser um dos mais complicados de ser feito, pois os gatinhos não costumam aceitar remédios facilmente. Para dar comprimido para gato, é possível utilizar um aplicador que vai facilitar muito a vida do tutor. 
  3. Remédios caseiros: existem alguns remédios caseiros simples que são um quebra galho para retirar pulgas dos gatos e podem ser um complemento no tratamento,  como o vinagre de maçã, óleos essenciais de lavanda e citronela, e spray de limão. Porém, antes de aplicar qualquer produto, é preciso que o pet passe por uma consulta com um veterinário, pois essas receitinhas não são recomendadas para todo gatinho.
  4. Pipeta contra pulga: mais barato que os comprimidos antipulgas, as pipetas são uma ótima maneira de acabar com a pulga no gato, e deve ser aplicada no pescoço do gatinho. Após a aplicação,  o conteúdo é absorvido pela pele e entra em contato com o sangue do animal. Ao picar o gato, o parasita morre ao ingerir o remédio. 
  5. Spray para pulgas: super prático, o spray para pulga funciona basicamente como uma a pipeta, porém, o período de duração do remédio no organismo do gatinho tende a ser menor. 

Para uma eliminação eficaz dos parasitas, é necessário também acabar com as pulgas no ambiente. Como eles não gostam muito de ambientes ácidos, o tutor pode preparar um spray de limão misturado com água para borrifar no quintal e no ambiente em que o gatinho costuma ficar. Você deve cortar um pedaço de limão, colocá-lo em um litro de água, ferver e deixar o conteúdo descansando por, no mínimo, 12 horas antes de utilizar. Para manter a saúde do bichano e prevenir a contaminação de parasitas, a coleira antipulgas para gatos é muito recomendada.
 

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas