Alguns pets se sentem tão à vontade de dominam cada cantinho da casa. É o caso daqueles cachorros que amam dormir na cama do dono (praticamente abraçados com o humano). Apesar do comportamento revelar certa falta de limite de espaço, quem resisti dormir de conchinha com um doguinho? Muitas vezes, o ato de dormir com o dono é apenas uma demonstração de afeto do animal pelos tutores. Mas será que alguma raça de cachorro costuma gostar mais de dormir na cama do dono do que outras? O Patas da Casa foi atrás dessa resposta e listou os cãezinhos que mais manifestam esse comportamento e a explicação para isso. Veja o que descobrimos!
O Dálmata gosta de ficar com os tutores até na hora de dormir
O cachorro Dálmata é muito ligado aos seus pais humanos. Por isso, estar com os tutores na hora de dormir fará com que se sinta mais seguro. Caso você não goste de dormir com o cachorro, você pode colocar a caminha do Dálmata perto da sua. Assim, estará demonstrando para ele o quanto o ama e gosta de sua companhia. Apesar da raça de cachorro ter a personalidade forte (e por isso pode ser um pouco teimosa), ele pode ser bem ligado à família. Para garantir que o animal seja educado e obediente, a socialização e adestramento são indicados desde cedo.
O Lhasa Apso sempre vai preferir a cama do dono
Pensa em um cachorrinho manhoso! O Lhasa Apso não costuma ser obcecado por colo, mas ama dormir com o dono. É por isso que muitos deles acabam deixando a própria caminha de lado para se aconchegar ao lado do seu "humano de estimação". É claro que nem sempre será assim, pois cada cãozinho é único e isso pode variar de animal para animal, mas o cachorro Lhasa é conhecido por ser muito carinhoso. A determinação para sempre agradar pode até mesmo deixá-lo protetor demais com a família.
Pug é um cachorro de companhia que não dispensa a cama do dono
A melhor definição para o Pug é ser um excelente cão de companhia. Eles são extremamente apegados aos donos e vão adorar dormir na mesma cama que eles. Além de tudo isso, o Pug adora ficar no colo. Mas cuidado, pois por ser um cão de porte pequeno e ser braquicefálico, deve-se ter cuidado para não sufocar o Pug na hora do sono.
O Dachshund ama descansar pertinho do dono
Sendo popularmente chamado de cachorro salsicha, o Dachshund é dono de um temperamento dócil. Esses cachorros são muito amigáveis e apaixonados pelos seus donos. Por isso, o Dachshund vai amar dormir juntinho de você. É muito difícil ver um Dachshund nervoso ou agressivo, até mesmo com estranhos. Esse cão será um ótimo companheiro e gostará sempre de ter a família por perto.
Golden Retriever é o cachorro ideal para dormir abraçadinho
Por ser companheiro, afetuoso e carinhoso, o Golden Retriever não dispensa dormir coladinho com o dono. Os animais dessa raça possuem um excelente temperamento e são muito inteligentes. O Golden Retriever é sociável, late pouco, gosta de brincar, passear e geralmente se relaciona bem com outros animais e crianças. Esse cãozinho é um ótimo candidato para ser seu companheiro de vida.
O Shih Tzu não dispensa um cafuné do dono
O Shih Tzu ama dividir momentos com a família, seja na hora das refeições ou quando vai dormir. Por isso, não dispensa dormir pertinho do dono. Além disso, adora receber cafunés. É comum que os cachorros dessa raça também durmam encostados nos pés e nas pernas de seus tutores. O Shih Tzu é um cachorro bem sociável, se estimulado corretamente desde cedo, e bem carinhoso!
O cachorro Maltês está sempre buscando atenção
Pensa em um cachorro que adora se divertir e não vai dispensar a companhia do tutor nem mesmo na hora de dormir. Esse é o Maltês! Esse pequenino está sempre procurando por atenção, mas essa determinação em conseguir o que quer (no caso, muito carinho) pode se transformar em teimosia. Mas tudo isso pode ser resolvido com a imposição correta de limites desde cedo.
Poodle é um cachorro amoroso e que ama dormir coladinho
Essa popular raça de cachorro conquistou o mundo justamente pelo seu comportamento afetuoso. O Poodle é um ótimo companheiro, muito inteligente e fiel aos seus tutores. Com todo esse amor, ele não vai pensar duas vezes antes de correr para a sua cama antes de dormir. Mesmo sendo considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo, o Poodle pode ser teimoso e latir muito se não for educado corretamente.
Afinal, porque cachorro gosta de dormir com o dono?
Normalmente, o cãozinho procura o dono na hora de dormir porque considera ali um lugar confortável, quentinho e seguro para esse momento de mais "vulnerabilidade". Essa situação é ainda mais rotineira quando o cachorro ainda é filhote. Ao contrário do que muita gente pensa, dormir com cachorro não faz mal, mas é importante ter alguns cuidados com a saúde e higiene do pet, mantendo ele com o banho em dia, limpando as patinhas depois do passeio e não deixar de atualizar vermífugo e antiparasitários.
Muita gente fica com medo que o hábito de dormir com o dono deixe o cachorro mais dominante e possessivo. É importante educar o animal para que ele entenda que a cama é o espaço do dono. Caso o animal tente morder ou rosne quando você se mexe, corrija com firmeza para indicar que não pode fazer isso. Além disso, os cães costumam ser espaçosos e podem se movimentar muito durante à noite. Se esses comportamentos estiverem afetando a qualidade do seu sono, é melhor tirar o bichinho da cama.
Redação: Hyago Bandeira