Entender a personalidade do cachorro é algo que pode te ajudar na jornada como pai de pet. Cada animal é único, mas a raça do cachorro é um fator que pode influenciar isso, já que algumas linhagens podem carregar padrões de comportamento. A dominância canina é algo que pode ser mais comum em algumas raças. O chamado cachorro líder é aquele que defende o tutor, se impõe diante de outros animais e costuma ser mais resistente a receber ordens. Ficou curioso? Listamos 4 raças de cachorro dominante para você conhecer.
1) Rottweiller é uma famosa raça de cachorro dominante
Quando se trata de dominância canina, a raça Rottweiler é uma das mais conhecidas. Os cães dessa raça possuem uma natureza bastante territorial e precisam ser socializados e treinados desde cedo para não se tornarem agressivos na vida adulta. Apesar da fama de durão, o Rottweiler se revela um cãozinho muito leal e protetor com a família. Com os estímulos corretos, ele pode ser bem dócil e conviver bem com crianças e até estranhos.
2) Pequinês é um "cachorro líder" muito valente
Parece ironia, mas o cachorro da raça Pequinês costuma ter uma personalidade forte, apesar do seu tamanho e nome que não entrega muita agressividade. Esse cachorro pequeno não se intimida com animais maiores e é mestre em arrumar confusão. Por conta disso, a socialização e adestramento dos animais dessa raça são muito indicados desde filhotes, só assim é possível evitar que se torne um cão encrenqueiro quando alcançar a maturidade. O Pequinês costuma apresentar muitos comportamentos de dominância canina, como estranhamento de pessoas que não são de sua família, teimosia e ciúmes. Apesar de suas características de cachorro líder, o Pequinês é afetivo e bem amoroso com o dono.
3) O Lhasa Apso não tem noção do próprio tamanho
Quando pensamos em um cachorro dominante, logo vem a cabeça um cão grande ou gigante. Mas para provar que tamanho não é documento, o Lhasa Apso é um cachorrinho de porte pequeno que é um bom exemplo de dominância canina. A raça de cachorro foi criada para guardar mosteiros e palácios budistas no Tibete, mas essa personalidade permanece até hoje na raça: o Lhasa Apso é um cachorro que pode ser um pouco feroz com desconhecidos. No entanto, a raça é considerada uma das mais inteligentes do mundo, o que facilita o processo de adestramento. O Lhasa Apso tem capacidade para aprender muitos truques, mas tudo tem que ser no tempo dele.
4) Cachorro Schnauzer é um exemplo de dominância canina
O cãozinho da raça Schnauzer é um grande exemplo de cachorro líder. Os cães dessa raça são muito companheiros com a família, mas costumam apresentar certa resistência com estranhos. Apesar de ser uma raça carinhosa, ele tem dificuldade para criar laços e confiar em pessoas fora do círculo familiar. A explicação está na sua origem: no passado, uma das principais funções do Schnauzer era caçar, por isso carregam até hoje o espírito corajoso e protetor.
Redação: Hyago Bandeira