Os brinquedos para gatos, caseiro ou não, são indispensáveis para estimular fisicamente e mentalmente os nossos amigos de quatro patas. É por meio desses estímulos que é possível aprimorar ainda mais as habilidades cognitivas felinas. O que poucas pessoas sabem é que, apesar de até mesmo uma caixa de papelão virar um divertido brinquedo, o gato também pode se divertir com vários outros passatempos no dia a dia. Por isso, se você tem um bichano cheio de energia, chegou a hora de desvendar quais são os melhores brinquedos para eles!
3 opções de brinquedos interativos para gatos
Os brinquedos para gata e gato são basicamente os mesmos, já que o objetivo sempre é entreter os bichanos. Mas sabia que uma das melhores opções são os chamados brinquedos interativos para gatos - e que, inclusive, muitas vezes são os preferidos dos nossos peludinhos? O mais legal de tudo é que existem versões que são ideais para felinos que passam um tempo sozinhos em casa, como também existem acessórios que são perfeitos para o tutor brincar com o gato.
1) Circuito suspenso para gatos: a instalação de nichos e prateleiras simulando uma espécie de circuito é uma das melhores formas de gastar a energia dos felinos. Assim, mesmo quando o gatinho precisa ficar uma parte do dia sozinho, ele terá a opção de brincar e se divertir subindo e descendo os obstáculos sem correr nenhum risco.
2) Brinquedos com catnip: a famosa erva do gato também é uma excelente alternativa para entreter o seu amigo no tempo livre. Ela serve como um estimulante do instinto predador felino, então o animal fica super ativo! Ah, e existe brinquedo de gato que já vem recheado com catnip, mas você também pode comprar a erva separadamente e adicionar um pouquinho nos brinquedos que já tem em casa.
3) Varinhas: dos brinquedos interativos para gatos, esse é um dos melhores! Isso porque, além de interativo, esse é um jogo que requer a participação do tutor e é capaz de estreitar a relação entre o pet e o humano. É bem simples: basta segurar a varinha do gato e simular os movimentos de uma “presa” para que ele possa perseguir.
Os brinquedos caseiros para gatos também fazem muito sucesso
Não é novidade que qualquer coisa vira brinquedo para gatos, até mesmo uma simples caixa de papelão ou um rolo de papel higiênico. Por isso, se você quer inovar na hora de presentear o seu pet com um tipo diferente de brinquedo de gato, uma boa opção é botar a mão na massa e fazer você mesmo o acessório. Além de ser algo super especial, também é uma forma de reaproveitar materiais recicláveis e, de quebra, ajudar o meio ambiente. Veja algumas opções bem legais de brinquedos caseiros para gatos:
Arranhador de papelão: os arranhadores são uma forma de gastar a energia dos gatos e melhorar a sua qualidade de vida. Existem diferentes tipos de acessórios, mas se você quiser fazer algo por conta própria, pode tentar investir em um arranhador de papelão!
Rolo de papel higiênico com catnip: uma opção bem legal é tentar fazer um brinquedo de gato com catnip utilizando rolo de papel higiênico. É só preencher o rolo vazio com pedaços de jornal e erva de gato, e depois colocar uma meia em volta e dar um nó. Os gatos são super estimulados com isso!
Circuito com caixas de papelão: assim como dá para fazer circuitos suspensos com prateleiras e nichos, você também pode fazer um circuito no próprio chão de casa usando a sua criatividade e algumas caixas de papelão. Seu gatinho com certeza vai adorar!
Brinquedos para gatos filhotes: ratinhos de dar corda e bolinhas são algumas alternativas
Já parou para se perguntar quais são os brinquedos para gatos filhotes mais divertidos? Como nessa fase inicial os felinos são um poço de curiosidade, é legal instigar ainda mais esse lado “predador” dos peludinhos. Por isso, separamos alguns brinquedos que sempre são muito bem-vindos na rotina dos filhotinhos.
Brinquedo de dar corda: sabe aqueles ratinhos de corda para gatos? Eles são super atrativos para animais cheios de energia, como também para aqueles mais preguiçosos. Inclusive, é algo que não exige muito do tutor, pois basta dar corda e deixar o gatinho filhote se divertindo com o brinquedo.
Bolinha com guizo: acredite se quiser, as bolinhas para gatos também fazem muito sucesso - especialmente se elas tiverem guizo! O barulho que o acessório faz quando mexe acaba sendo uma boa forma de incentivar o animal a brincar, estimulando seus instintos. Basta procurar um modelo apropriado para o seu amigo!
Redação: Juliana Melo