Na hora de escolher um comedouro para gatos pode haver muitas dúvidas. Afinal, todo pai de pet gosta de se certificar que está comprando o melhor produto para os seus bichinhos. Então como saber qual é o pote ideal para gatos se alimentarem? Acredite: não é difícil fazer essa escolha. Basta observar alguns aspectos do acessório, como o material, tamanho e profundidade. Além disso, o comedouro de gato precisa ter uma altura adequada para facilitar a digestão do animal.
Quer saber qual é o melhor comedouro para gatos? A seguir, reunimos dicas que vão fazer toda a diferença na hora de comprar um pote para gato comer. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!
O comedouro ideal para gatos deve ser elevado
A recomendação é que o comedouro de gato nunca fique apoiado diretamente no chão, e sempre tenha uma certa elevação. Isso ajuda no processo digestivo, já que o animal não precisa se abaixar demais para conseguir comer - e, consequentemente, não sofre com quadros de refluxo e outros problemas semelhantes. Por isso, o pote ideal para gatos é o modelo elevado.
Caso o comedouro de gato não venha com um suporte para ficar no alto, você pode improvisar com um caixote de madeira (ou outro material igualmente firme) com altura apropriada para o seu animal de estimação. Também existem tutoriais na internet que ensinam como fazer suporte de comedouro e bebedouro.
Comedouro de gato: tamanho e profundidade precisam ser avaliados
O comedouro ideal para gatos deve ser grande o suficiente para a borda não encostar no bigode de gato durante as refeições. Por isso, observe sempre com atenção o diâmetro do acessório para ter certeza de que as vibrissas do animal estão “seguras”. O bigode é uma região muito sensível e quando fica em contato direto com as bordas pode causar muito incômodo aos felinos.
A profundidade do pote para gato comer também deve ser levada em consideração pelo mesmo motivo. Se o pote for muito fundo, o gatinho deverá fazer um esforço a mais para alcançar os grãos e, consequentemente, as vibrissas ficam mais “expostas” nessa posição. O ideal é comprar um comedouro de gato que tenha uma profundidade moderada.
Pote para gato comer: como escolher o melhor modelo com base no material?
Comedouro de gato de plástico - Apesar de ser uma opção interessante no quesito preço, esse não é o melhor comedouro para gatos. O plástico é um material que pode riscar com facilidade e acumular bactérias, podendo afetar a saúde do animal a longo prazo.
Comedouro de gato de alumínio - Esse é um outro tipo de pote de comida para gato que não é o ideal. Ele pode soltar resíduos de alumínio na ração e prejudicar o organismo do felino. Além disso, tem o mesmo problema das ranhuras e acúmulo de bactérias do modelo de plástico.
Comedouro de gato de inox - É uma das melhores opções de comedouro de gato. O inox não libera substâncias nocivas para o pet, não amassa com facilidade e pode ser facilmente higienizado no dia a dia.
Comedouro de gato de cerâmica - É um bom pote para gato comer (e funciona muito bem como um bebedouro para gatos também). A cerâmica, assim como o inox, não faz mal à saúde dos felinos, é fácil de ser limpa e não aloja bactérias no seu interior. Só é importante ter um cuidado para não deixar o animal quebrar o potinho.
O melhor comedouro para gatos deve atender às necessidades do pet
Existem várias possibilidades na hora de escolher o melhor comedouro para gato, mas é preciso levar em conta as necessidades e comportamento geral do pet. O comedouro tradicional é o que mais faz sucesso entre os tutores, mas também existem outras opções - como o comedouro automático para gatos e o comedouro interativo - que podem ser consideradas.
A versão automática acaba sendo uma ótima opção para tutores que precisam passar muito tempo fora de casa, já que vem com um dispositivo que libera os grãos de ração aos poucos e o tutor não precisa se preocupar com a reposição o tempo todo. Já o comedouro interativo é bem parecido com o comedouro lento para cachorro, pois vêm com alguns obstáculos na superfície que estimulam a cognição do animal na hora de captar o alimento. Esse é um modelo indicado para gatinhos que comem rápido demais, por exemplo.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes