Cachorro

Qual o melhor remédio para dor de barriga em cachorro?

Publicado - 20 Julho 2022 - 15h05

Atualizado - 17 Janeiro 2025 - 14h35

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Todo tutor busca maneiras de como aliviar dor de barriga em cachorro quando o problema aparece. Essa dorzinha chata sempre surge quando se menos espera e deixa o animal bastante frágil. A dor de barriga em cães pode ter diversas causas: intoxicação alimentar, parasitas, gases, verminoses, viroses, inflamações… são muitos os problemas que podem afetar o sistema digestivo do cão e levar a dores abdominais. Mas afinal, qual remédio para dor de barriga o animal deve tomar? Existe remédio caseiro para dor de barriga? Como diminuir o desconforto do pet? O Patas da Casa te conta o que é bom para dor de barriga e explica o que deve ser feito ao encontrar o cachorro com essa condição. Confira!

Como aliviar dor de barriga em cachorro?

Prestar atenção nos sinais que o pet apresenta é fundamental para saber o que é bom para dor de barriga. Diarreia, emagrecimento, vômito, dor no abdômen, apatia e falta de apetite são alguns dos sintomas mais comuns. Como explicamos, as dores estomacais podem ter diversas causas. Por isso, antes de dar qualquer remédio para dor de barriga e diarreia leve o pet ao veterinário para realizar exames e receber o melhor tratamento.

Até chegar ao consultório, porém, o bichinho pode estar bem mal. Então, como aliviar dor de barriga até a consulta? Antes de tudo, é importante acalmar o animal, pois o pet agitado pode ficar com mais dor. Faça carinho por todo o trajeto e fique ao seu lado. Além disso, corte sua alimentação e não ofereça nenhuma comida ao cãozinho. Por outro lado, você pode dar água, principalmente se ele apresentar diarreia, pois ele precisa ser reidratado.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Qual remédio para dor de barriga é o mais indicado?

Após a consulta, o veterinário vai decidir o que é bom para dor de barriga no caso do seu pet. As dores costumam indicar que há algum outro problema de saúde, que pode ir desde uma intoxicação até uma parvovirose. Isso significa que a dor de barriga é um sintoma, e não uma doença em si. Por isso, é muito importante saber a causa real do problema para, então, poder tratá-la. O remédio para dor de barriga e diarreia em cães vai variar de acordo com o que está originando a dor.

Se for uma giárdia, o médico provavelmente vai indicar antibióticos. Já se for uma intoxicação alimentar, pode recomendar o uso de carvão ativado. Por outro lado, o tratamento da parvovirose pode ser feito com fluidoterapia e antibióticos, sendo normalmente necessária uma internação. Ou seja: cada caso é um caso. Portanto, não é possível definir um remédio para dor de barriga que resolva qualquer problema. Jamais automedique o animal sem saber o que ele realmente tem.

Grama pode ser um ótimo remédio caseiro para dor de barriga

Como explicamos, o remédio para dor de barriga varia dependendo da causa. Porém, existem algumas dicas de como aliviar dor de barriga na hora que o pet está sofrendo com o problema. Uma boa ideia é oferecer grama para cachorro. Existem vários motivos que explicam por que cachorro come grama e um deles é o alívio intestinal. A grama é repleta de fibras que auxiliam o sistema digestivo a fazer a digestão com mais facilidade. Assim, ela é benéfica para cães que estão sentindo enjoo ou outros problemas intestinais. Então, se você busca o que é bom para dor de barriga caseiro, saiba que a grama é super indicada.

Basta oferecer um pouquinho que o pet deve sentir um alívio na dor. Caso ele vomite logo depois de mastigar a graminha, não se preocupe, pois essa é uma maneira encontrada pelo pet de expulsar o problema. Mas lembre-se sempre que apesar de a grama ser um ótimo remédio caseiro para dor de barriga ela não elimina a origem do problema. A grama deve ser oferecida para dar alívio imediato, mas o animal ainda precisará ir ao médico.

dor de barriga em cachorro: cão comendo alimentação natural
Um bom remédio para dor de barriga em cachorro é a alimentação natural e balanceada

Existe algum chá para dor de barriga em cachorro?

Se você quer saber o que é bom para dor de barriga caseiro, saiba que o chá é uma boa resposta. Assim como existem alguns tipos de chá para dor de barriga em humanos, também existe chá para dor de barriga em cães. Algumas ervas e plantas são boas para cães e trazem benefícios para o seu sistema digestivo. Elas são de fácil digestão e proporcionam grande alívio na dor. Dentre os tipos de chá para dor de barriga em cachorro que mais trazem resultados positivos, podemos citar o chá de camomila, boldo, erva-doce e hortelã. Existem duas maneiras de oferecer a bebida para o pet: ou você coloca no bebedouro para ele beber ou coloca em uma seringa e aplica diretamente na boca do pet. Mas, assim como no caso da grama, o chá para dor de barriga não substitui uma consulta médica, servindo apenas como paliativo.

Uma alimentação balanceada e natural é ótimo remédio para dor de barriga em cães

A dor de barriga sempre causa alterações no sistema digestivo do animal. Por isso, uma alimentação balanceada é fundamental quando se busca como aliviar dor de barriga em cachorro. O pet que está com dor, normalmente apresenta dificuldade em digerir alimentos. Por isso, deve passar por algumas mudanças alimentares. É muito comum que, além do remédio para dor de barriga tradicional, o veterinário indique uma alimentação mais natural para o cão. A alimentação natural recebe este nome por não passar pelos processos de industrialização que adicionam conservantes e aditivos na comida. Essas substâncias podem fazer mal à saúde do animal, principalmente se ele está com problemas estomacais. 

Extremamente rica em nutrientes, a dieta natural serve como um ótimo remédio para dor de barriga pois todo o sistema digestivo passa a trabalhar com mais facilidade e o animal ainda ficará mais saudável. Dentre os alimentos naturais mais indicados, podemos ressaltar a batata, o peixe e a abóbora. Sempre converse com o veterinário para saber que alimentos incluir na dieta do seu cão e, dessa forma, aliviar as dores de barriga do pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Cachorro

7 sinais de que seu cachorro está estressado – e pode ser culpa sua!

Muitas situações do dia a dia podem deixar um cachorro estressado - e às vezes uma parcela disso é culpa do tutor. Falta de atenção,...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Adote um animal

O cachorro mais bonito do mundo foi revelado pela Ciência — e ele não é como você esperava

A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para che...

Adote um animal

Essas são as 8 raças de gato mais raras do mundo – e algumas custam uma fortuna!

Embora levem a fama de reservados e independentes, os gatos são verdadeiros companheiros dos humanos e estão sempre cheios de amor p...

Gato

Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet

Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do...

Comportamento

O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns

O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são ...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?