A rotina de alimentação do gato filhote é um pilar muito importante para o desenvolvimento do pet. Por isso é importante saber mais sobre a amamentação felina, qual a ração para gato ideal e quantas vezes o filhote de gato deve comer por dia. Muitas vezes, o gato não quer comer simplesmente por estar cheio demais, mas também pode ocorrer do alimento não ser o adequado para aquela fase de vida.
Garantir que o gato tenha a ração disponível na hora e quantidade certa contribui para que ele receba os nutrientes necessários para ganhar imunidade e crescer saudável. Para entender melhor esse assunto, a matéria a seguir explica mais sobre como é a alimentação do gato filhote e quantas vezes um gato come por dia para suprir suas necessidades. Confira!
Gato filhote precisa comer várias vezes ao dia
Após o desmame de gato começa uma nova fase na dieta felina. A alimentação do filhote de gato é uma etapa que precisa de adaptações quando ele deixa o leite materno e começa a consumir papinhas para, enfim, fazer a transição para a ração de gato. Nesse momento, é bom manter uma boa oferta de ração em comedouros, pois o filhote de gato costuma comer várias vezes ao dia, mas isso varia de acordo com a idade e peso do animal. O recomendando de quantas vezes o gato deve comer por dia na fase de filhote é de até cinco vezes por dia no primeiro ano de vida, sempre em pequenas porções. No caso do adulto, a frequência diminui para duas ou três vezes ao dia.
Se a dúvida é quanto de ração um gato come por dia no caso do filhote, é importante respeitar a idade e peso do animal conforme o crescimento. Para calcular quantas gramas de ração um gato come por dia, adapte a quantidade de acordo com a idade dele:
- Com dois meses, que é quando ocorre a transição do leite materno para a ração, é bom começar com 40 gramas até o terceiro mês;
- Do quarto ao sexto mês de vida, essa quantidade aumenta para 60 gramas;
- Dos seis meses até 1 ano de idade, o gato deve comer de 70 a 80 gramas por dia.
Vale ressaltar que isso não é uma regra e até a raça do gato conta na hora de calcular a quantidade. Aqui o ideal é seguir uma recomendação veterinária ou da embalagem da ração.
Qual ração dar para gato filhote comer?
De nada adianta entender quantas vezes o filhote de gato come por dia se o alimento não for adequado para a idade do animal. Uma boa ração para gato filhote precisa oferecer fonte de proteínas para atender a demanda energética do filhote e ser rica em fibras para manter a flora intestinal equilibrada. Cálcio e aminoácidos também são fundamentais para fortalecer o crescimento do felino. Para escolher a melhor ração para gatos filhotes, considere investir em uma ração do tipo premium ou super premium.
Se a dúvida é o que dar para filhote de gato comer além da ração, o indicado é usar leite artificial misturado a ração quando o filhote ainda tem problemas com alimentação sólida na fase de transição. O sachê para gatos é liberado na dieta e garante a hidratação, mas o ideal é buscar aqueles indicado para filhotes e que são classificados como um "alimento completo".
O que fazer quando o gato não quer comer?
"Meu gato não quer comer e é filhote, o que fazer?". Com certeza essa é uma situação que vai assustar o tutor. Na primeira infância, a alimentação do gato é determinante para o seu desenvolvimento saudável. O filhote que não recebe os nutrientes necessários fica vulnerável a diversas doenças. O tutor precisa analisar todo o contexto de vida do animal naquele momento para saber o que fazer. Se o filhote de gato não quer comer, o primeiro passo é investigar o comportamento dele: se o gato está apático e não interage, é possível que ele esteja com alguma infecção que precisa ser devidamente tratada - nesse caso, observe se ele apresenta algum sintoma; agora se o felino está agindo normalmente (brinca, faz suas necessidades e não parece fraco), o problema também pode ser a ração escolhida ou comedouro inadequado.
A fase de dentição felina também pode afetar a alimentação do filhote. A troca de dentes causa desconforto e pode deixar o gato sem apetite. Sachês e pastinhas vão ajudar o gatinho!
Alimentação de gatos: cuidados são por toda vida!
A ração para gato muda conforme cada fase de vida do felino. Quando filhote, oferecer mais nutrientes vai ser a melhor opção. Na fase adulta é interessante oferecer uma alimentação equilibrada que mantenha a sua saúde em dia. Ao ser castrado, a energia do animal diminui e ele fica propenso à obesidade, por isso a ração para gato castrado é a ideal para esse felino. Já na fase idosa, o felino precisa de uma ração mais mole ou úmida, preferencialmente com a categoria “sênior” na embalagem.
A alimentação também faz parte do cuidado dos animais e não deve ser ignorada. Vacinas em dia, vermífugo, lazer, visitas ao veterinário, castração e lar telado são outras medidas de saúde do felino. Também considere escolher o melhor comedouro para gatos para que ele tenha mais prazer na hora de se alimentar.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes