Não importa se você tem um filhote de gato ou um adulto, uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. Afinal, uma alimentação rica em nutrientes é um dos principais cuidados para que nossos animais de estimação vivam com qualidade de vida e longe de doenças. Ainda assim, é comum que os tutores tenham dúvidas sobre qual a quantidade de ração para gatos ideal. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber na hora de montar a dieta do seu bigodudo. Dá uma olhada!
Gato filhote: qual a quantidade de ração para gato nos primeiros meses de vida?
Na hora de alimentar o gato filhote, é comum ficar em dúvida sobre a quantidade ideal de ração. Afinal, a fase de crescimento do animal exige cuidados nutricionais redobrados, já que ele possui uma capacidade digestiva menor e, consequentemente, come menos por refeição. Por isso, a ração para gato filhote é reforçada para garantir os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável do animal e oferecer a energia adequada. Para não errar na quantidade, é importante levar em consideração o peso do seu bichano e seguir as orientações da embalagem da ração de gato escolhida, já que a quantidade de calorias e nutrientes pode variar de uma ração para outra. Mas, de maneira geral, é possível seguir a tabela abaixo:
Gatos com peso até 1,6 kg: a quantidade de ração pode variar entre 10 e 20 gramas por dia;
Gatos com peso entre 1,6 e 3,7 kg: a quantidade de ração pode variar entre 25 e 40 gramas por dia.
Nesse caso, vale lembrar que o indicado é oferecer a ração para gato filhote pelo menos quatro vezes ao dia.
Ração para gato adulto: nem mais, nem menos
Assim como acontece com os humanos, as necessidades nutricionais dos felinos também mudam com o passar dos anos. Por isso, a partir dos 12 meses de idade, o seu bichano vai precisar de uma nova dieta nutritiva, equilibrada e capaz de suprir as suas necessidades diárias. As atividades físicas do seu pet, por exemplo, devem ser levadas em consideração. Para não errar na quantidade de ração de gato, é preciso estar atento à fórmula nutricional do alimento e as necessidades do seu pet de acordo com o peso dele:
Gatos com peso entre 4 e 6 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 40 e 80 gramas por dia;
Gatos com peso entre 7 e 9 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 60 e 100 gramas por dia;
Gatos acima dos 10 kg: a quantidade ideal de ração pode ser entre 80 e 120 gramas por dia.
Em caso de dúvidas, vale apostar nas calculadoras de quantidade de ração disponíveis na internet ou consultar um médico veterinário.
Ração para gatos castrados: é preciso ter uma atenção especial com a alimentação do felino
A castração gera uma série de mudanças no corpo do animal, entre elas a diminuição da produção hormonal. Essas alterações pode ocasionar o aumento de peso. Por isso, quando se trata da alimentação de um gato castrado, as necessidades nutricionais são diferentes. Sendo assim, o primeiro passo é investir em uma ração para gatos castrados para garantir que os nutrientes e os níveis calóricos sejam ajustados. Quanto a quantidade de comida, é importante conversar com um especialista para não errar na medida.
Qual a quantidade de ração para gato idoso?
A partir dos 7 anos, os felinos entram na velhice e passam a ter novas necessidades nutricionais. A ração para gato idoso precisa ser reforçada com antioxidantes e nutrientes que protegem os ossos e intestino. Geralmente, esses alimentos têm uma concentração mais baixa de sódio e outros componentes que podem prejudicar a função renal do animal, que já está mais frágil ainda. Um gato saudável precisa comer de 2 a 3 vezes por dia - e não se esqueça que a transição para o novo alimento precisa ser gradual.
Gatos com peso entre 1,5 e 5 kg: a quantidade de ração pode variar entre 35 e 75 gramas por dia;
Gatos com peso entre 5 e 10 kg: a quantidade de ração pode variar entre 75 e 120 gramas por dia.
Se o seu gato idoso possui algum problema de saúde, como insuficiência renal ou diabetes, tudo muda. O médico veterinário deve avaliar se será necessário mudar para uma ração medicamentosa. Portanto, a quantidade deve obedecer o indicado pela marca fabricante e pelo profissional que acompanha o seu gatinho
Quantas vezes por dia devo alimentar o meu gato?
Diferente dos cachorros, os gatos são animais apegados à rotina. Por isso, na hora de alimentar o seu bichano, saiba que os horários e a quantidade certa de ração de gato pode fazer toda a diferença. Um gato filhote, por exemplo, precisa ter a sua porção de comida diária dividida em 3 ou 4 refeições. Já um gato adulto gasta menos calorias e, por isso, pode se alimentar apenas duas vezes por dia tranquilamente. E lembre-se: é importante utilizar um comedouro para gatos limpo e adequado para o tamanho do seu pet na hora de alimentá-lo.