Você já reparou nas almofadinhas da pata de gato para além de uma parte fofa do corpo dele? A anatomia felina é impressionante e cheia de detalhes que fazem toda a diferença na maneira como o pet se expressa. O olhar, tamanho das pupilas, movimento das orelhas e do rabo do gato, postura corporal… tudo isso pode revelar muito sobre o seu amigo de quatro patas. Mas quando falamos da linguagem felina, essa parte do corpo do gato que cumpre uma função muito importante na comunicação desses animais — e talvez você (e muita gente!) nem imagina isso.
No corpo do gato, existe uma região importante para o pet manifestar instintos
Embora sejam animais domesticados, vários instintos selvagens permaneceram no comportamento dos gatos. O hábito de escalar móveis, a caça — mesmo que de brincadeira — e o “afiar” das unhas são alguns exemplos claros disso. Mas você sabia que existe um instinto em particular que tem um papel crucial na comunicação felina? Pois é, o gato marcando território não é à toa.
Os gatos marcam território principalmente para se comunicar com outros animais. É como se eles estivessem enviando uma “mensagem” — por meio do cheirinho deles — que aquele lugar já tem um “dono”. Assim, isso afastaria outros gatos do seu “terreno”.
Muita gente pensa que a marcação de território só acontece quando o gato faz xixi no lugar errado propositalmente, mas não é bem assim. Na verdade, a parte do corpo que mais auxilia nessa demarcação é a pata do pet (mais especificamente, as almofadinhas da pata de gato, que são a região mais fofa da patinha).
Glândulas nas almofadinhas da pata de gato auxiliam na marcação de território
As glândulas sudoríparas ficam localizadas nas almofadinhas da pata de gato. Acontece que essas glândulas emitem um odor bem característico, chamado de feromônio, que é responsável pela marcação do território. É por meio do feromônio que os pets têm essa capacidade de comunicação com os outros animais.
As almofadinhas da pata de gato também são usadas para se comunicação. Sabe quando você vê o gato amassando pãozinho? É claro que o comportamento também é uma demonstração de afeto, mas muitas vezes esse ato de ‘afofar’ os humanos é a maneira que os pets têm de marcar os donos como se fossem o território deles.
Além disso, o gato arranhando também é outra forma de demarcar suas propriedades. Ou seja, os felinos não arranham apenas para afiar as unhas, e sim para mostrar que um determinado local — como o sofá de casa — é “seu”, ainda mais se ele convive com outros gatos numa mesma casa.
A pata de gato precisa de alguns cuidados especiais
Por ser uma importante ferramenta de comunicação entre os felinos, as almofadinhas da pata de gato precisam de uma atenção especial no dia a dia. O principal cuidado é evitar produtos de limpeza que sejam muito fortes e possam causar alergias em gatos. Durante as faxinas, o ideal é sempre manter o animal em um outro cômodo até que toda a limpeza seja feita.
Se notar alguma lesão na região (principalmente cortes), é bom ficar atento. Em feridas mais superficiais, recomenda-se a higiene da região com água morna. Já cortes mais profundos na pata de gato precisam ser avaliados por um médico veterinário de confiança. O mesmo vale para queimaduras nas patinhas, que podem ser comuns durante o verão.