Que os felinos e os caninos são capazes de aprender muitas coisas todo mundo já sabe, mas quem é mais inteligente: gato ou cachorro?.Essa é uma pergunta que com certeza você já se fez e é uma dúvida que atravessa gerações de tutores. Embora seja difícil medir a inteligência entre dois animais de espécies distintas, cientistas que estudam o comportamento animal já se aventuraram nesse assunto para descobrir quem é aquele que possui uma função cognitiva mais desenvolvida entre os dois. Agora, devido a um estudo feito por pesquisadores de 5 países diferentes, parece que a resposta está mais próxima do que se espera. Confira resposta sobre quem é mais inteligente: gato ou cachorro.
Pesquisa tenta desvendar quem é mais inteligente: gato ou cachorro
Sempre existiu uma comparação entre o comportamento de um gato e cachorro. Por isso, é normal que haja suposições sobre quem é mais inteligente: gatos ou cachorros. Embora essa seja uma questão complexa de responder, pesquisadores de seis universidades diferentes dos Estados Unidos, Brasil, Dinamarca e África do Sul, se uniram para tentar desvendar esse mistério. O estudo foi publicado na revista científica Frontiers of Neuroanatomy.
Para isso, eles decidiram analisar a função cognitiva dessas duas espécies através dos neurônios, células que transmitem informações no sistema nervoso de um animal para impulsionar tomada de decisões e resolução de problemas. Para estimar o número de neurônios presente no cérebro de gato e também dos cachorros, eles fizeram uma espécie de “sopa cerebral” usando o cérebro de 3 animais diferentes: um gato, um Golden Retriever e um cachorro pequeno. Eles decidiram usar dois tipos de cérebros caninos devido a variação de tamanho entre as raças de cachorro.
O cachorro tem cérebro mais desenvolvido do que imaginamos
Assim como os humanos e os gatos, o cachorro tem cérebro e é capaz de raciocinar. Após iniciar os experimentos para descobrir quem é mais inteligente, gato ou cachorro, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o número de neurônios presentes no cérebro dos dois cachorros era exatamente igual, apesar da diferença de tamanho.
Para medir a inteligência, eles identificaram a quantidade de neurônios presentes no córtex do cérebro do cachorro, região responsável pelo pensamento, início dos movimentos voluntários, equilíbrio, postura, movimento, análise e julgamento. Foi descoberto então que o cérebro do cachorro possui cerca de 500 milhões de neurônios nesse local.
Para se ter uma ideia de comparação, os humanos, considerados os seres mais inteligentes e racionais que existem, possuem cerca de 86 bilhões de neurônios. Os cientistas ainda compararam a inteligência canina com a inteligência de guaxinins e leões.
Quem é mais inteligente: gato ou cachorro?
Diferente dos cachorros, o cérebro do gato possui aproximadamente 250 milhões de neurônios, basicamente a metade dos cachorros. A inteligência dos felinos no estudo foi comparada a à inteligência de ursos. Isso permitiu que os pesquisadores chegassem a uma conclusão sobre quem é mais inteligente: gato ou cachorro. A resposta é que os cães são mais inteligentes que os bichanos. É por isso, talvez, que os adestradores encontram um pouco mais de dificuldade de adestrar gato do que os cães.
Para a ciência, o resultado do experimento mostrou que os cachorros podem ser mais inteligentes se comparados aos gatos, devido especialmente ao número de conexões nervosas que conseguem realizar com seus 500 milhões de neurônios. Já os gatos, como possuem metade desse número, podem apresentar algumas habilidades reduzidas. Contudo, eles ressaltaram que, embora o tamanho do cérebro do cachorro seja maior, ainda há poucas evidências para afirmar com total certeza que os cães são os mais inteligentes.
Fonte: HERCULANO-HOUZEL, Suzana (2017). Dogs Have the Most Neurons, Though Not the Largest Brain: Trade-Off between Body Mass and Number of Neurons in the Cerebral Cortex of Large Carnivoran Species. Disponível em: Frontiers in Neuroanatomy