A quiropraxia não é um tratamento exclusivo para humanos, e os vídeos de quiropraxia em pets que viralizaram nas redes sociais nas últimas semanas mostram isso. Se você ainda não viu, prepare-se para cenas extremamente fofas de cães super aliviados depois de uma sessão de quiropraxia. Cachorros de todas as raças podem receber a tão esperada massagem para ajudar a solucionar problemas de articulação, principalmente na coluna vertebral.
Mas de onde surgiu isso? Nas redes, o quiropata alemão Murat Colak compartilha uma série de vídeos mostrando exatamente como funciona e o que é quiropraxia em cachorro. Como resultado, alguns animais esboçam reações surpreendentes. Esse foi o caso de um cachorro da raça Rottweiler que levou um susto no início ao ouvir o estalar do pescoço, mas em seguida entende o que aconteceu e sorri em agradecimento ao profissional. Confira o vídeo na íntegra abaixo:
@boneshands2 #chiropractic #chiropractortiktok #usa_tiktok #dogsoftiktok #viral #foryoupage Originalton - Boneshands
Na cena é possível perceber que para o cachorro, a quiropraxia foi algo que melhorou o seu bem-estar quase que instantaneamente. Não é à toa que essa fofura ganhou a internet e já contabiliza mais de 122 milhões de visualizações, 15 milhões de curtidas e 120 mil comentários.
O que é quiropraxia veterinária?
A quiropraxia é uma técnica conhecida e bastante utilizada em humanos. Mas sabia que nossos bichinhos de estimação também podem ser beneficiados com ela? Para quem não sabe o que é quiropraxia, trata-se de uma terapia que usa as mãos para manipular a coluna e restaurar as articulações do animal. Apesar de ser uma área relativamente nova, a quiropraxia em cachorro vem conquistando vários adeptos.
Na prática, é um tratamento alternativo que não substitui o tratamento convencional, mas que, aliados, costumam ajudar cães que sofrem com algumas condições como:
- Doenças articulares degenerativas (como adisplasia coxofemoral em cães);
- Doença do disco intervertebral;
- Dores crônicas nas costas e pescoço.
A quiropraxia e fisioterapia veterinária normalmente andam juntas e podem melhorar bastante a qualidade de vida dos pets, mas é importante buscar um profissional qualificado. Por se tratar de uma terapia manual e que mexe diretamente com a articulação do animal, o quiropata precisa saber o que está fazendo. Também é importante saber quais são as indicações da técnica: para um cachorro com desgaste na coluna, a quiropraxia é boa, mas vale conversar com um veterinário de confiança antes.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes