No mercado pet, existem diferentes opções de ração para gatos. Elas podem ser divididas por faixa etária, qualidade dos ingredientes e até mesmo de acordo com as condições de saúde de cada pet. Um tipo que desperta muita curiosidade nos tutores é a ração hipoalergênica para gatos.
Se você ainda não conhece esse produto, o Patas da Casa te ajuda com isso! Conversamos com a médica veterinária Andresa Esteves, que é especialista na nutrição de cães e gatos, e ela tirou as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
Ração hipoalergênica para gatos: o que é?
Nem todo mundo sabe disso, mas um tipo de alergia em gato que pode atingir os pets é a alergia alimentar. É como se o organismo do animal “rejeitasse” determinadas substâncias, encarando-as como potencialmente nocivas à saúde animal.
E onde que entra a ração hipoalergênica para gatos nessa história? De acordo com a dra. Andresa, a ração hipoalergênica é produzida sem ou com menor quantidade de componentes que possam causar uma alergia em gato ou intolerâncias.
“É um alimento que contém fontes de carboidrato específicas e proteína hidrolisada. Isso significa que a proteína é quebrada em várias pequenas partículas proporcionando alta digestibilidade para a máxima absorção de nutrientes, ajudando a evitar as reações alérgicas”, explica.
Para que serve a ração hipoalergênica para gatos?
É o que explica a médica veterinária: “A ração hipoalergênica para gatos serve para animais que sofrem com alergia e intolerância alimentar”. Além disso, a especialista destaca em quais casos a ração hipoalergênica é indicada, como:
- Gastroenterite alérgica alimentar
- Intolerância alimentar
- Dermatite alérgica alimentar (caracterizada por queda de pelos, coceira excessiva e manchas avermelhadas na pele)
Vale lembrar que é importante ficar atento também às contraindicações da ração hipoalergênica. Gatos filhotes, gestantes e lactantes não podem consumir o alimento, conforme Andresa alerta.
As diferenças entre a ração hipoalergênica e a ração tradicional
A ração hipoalergênica para gatos é formulada especialmente para animais que têm algum tipo de restrição alimentar. Tendo isso em vista, a médica veterinária relembra que a diferença entre esse tipo de ração e a ração ‘tradicional’ é justamente a ausência ou redução de nutrientes que, apesar de saudáveis, podem fazer mal para animais alérgicos ou intolerantes.
Na prática, isso significa que ingredientes com algum potencial alérgeno podem ser retirados ou reduzidos do alimento. ”O uso de carnes nobres, ausência de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais é grande diferença da ração hipoalergênica. Um exemplo é a proteína hidrolisada. A ração tradicional não é hidrolisada.”
Quais os benefícios da ração hipoalergênica?
Com a ração hipoalergênica, gatos podem ser beneficiados de diferentes maneiras. Para a dra. Andresa, as principais vantagens do alimento são:
- A ração hipoalergênica é uma solução super saudável e fácil de ser inserida no dia a dia do animal.
- É fonte de proteínas hidrolisadas. Possui uma fórmula de baixo peso molecular para diminuir o risco de reações alérgicas.
- Alta digestibilidade e palatabilidade para a máxima absorção de nutrientes.
- Ajuda manter uma pele saudável, com uma combinação nutritiva de vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e ácidos graxos essenciais
Mas lembre-se: se você quer saber mais detalhes de quais as marcas de ração hipoalergênica para gatos existem e quais são as opções mais indicadas, é sempre importante apostar em marcas que já estão há mais tempo no mercado. Geralmente esses produtos têm uma procedência de boa qualidade e por isso são mais confiáveis.
Quanto tempo para ração hipoalergênica fazer efeito?
Não pense que a ração hipoalergênica para gatos vai funcionar da noite para o dia. Segundo a especialista, o prazo para ter bons resultados é de 8 a 10 semanas. “Se houver resolução dos sinais clínicos, e se os sinais de intolerância desaparecerem, este alimento pode ser prolongado (reavaliado por um médico veterinário antes de prolongar o período de utilização).”