Um gato que segue o dono e gosta de companhia mostra que, assim como os cachorros, a espécie também se enquadra como melhor amigo do homem! Conhecidos pela independência, muitas pessoas acham que os felinos só se aproximam por interesse. Mas a verdade é que, ao contrário dos cães, eles demoram a ganhar confiança e gostam de ter momentos sozinhos, o que não significa que não gosta de chamego. Inclusive, existem algumas que se destacam pela doçura. Se você gosta de parceria e quer conhecer as raças que vão te seguir pela casa, investigamos esses bichanos e contamos qual a raça de gato mais dócil!
1) Persa é o gato mais dócil do mundo
Se você tem dúvidas sobre qual é a raça de gato mais dócil que existe, o Persa lidera a lista dos mais carinhoso! Esse bichano tem fama de sociável e não esconde seu carinho pela família. O Persa também é comunicativo e adora uma interação, sendo uma das melhores raças de gato para criança que, mesmo tranquilo, não nega uma brincadeira. No entanto, para essa parceria dar certo é fundamental supervisionar ambos e ensinar a criança a respeitar o espaço do felino. O gato Persa também é famoso pela sua aparência física, caracterizada pela densa pelagem, olhos expressivos e focinho curto, característica da braquicefalia.
2) Ragdoll é um gato que segue o dono pela casa
O Ragdoll é um gato que não pode ficar sozinho (e odeia isso). Carente de atenção, ele adora colo e não nega um cafuné. Esse também é um gato carinhoso que gosta de seguir o dono pela casa. Sabe aqueles gatos que vão no banheiro com o dono e estão sempre por perto? Esse é o Ragdoll. A busca por conforto também é um motivo do porque o gato segue o dono. Porém, no caso do Ragdoll, esse comportamento é intensificado por ser um gato carente. Ou seja, se você passa muito tempo fora, talvez essa não seja a raça ideal, já que ele pode sofrer com a solidão.
3) Raça de gato Siamês tem fidelidade de sobra
O gato Siamês está entre as raças mais leais do mundo. Um dos felinos mais inteligentes, ele está sempre atento ao seu redor e aproveita isso para proteger o seu tutor de insetos, principalmente. Essa personalidade protetora também é notável quando o tutor vai ao banheiro: o Siamês não sai da porta enquanto o tutor estiver lá, pois ele sabe que o dono está em uma situação vulnerável e quer fazer a escolta. Inclusive, essa atitude explica o porquê o gato segue o dono no banheiro.
4) Gato Birmanês é leal e carente
O gato Birmanês é parecido com o Siamês e essa semelhança não é só física: ele também carrega muita lealdade. No entanto, ele tem uma personalidade mais dócil e é um gato carente que não vai medir esforços para chamar a atenção do tutor, seja miando constantemente ou aprontando algo para conseguir um carinho. O Sagrado da Birmânia é um gato ciumento e pode ter dificuldades em se adaptar a outro companheiro de quatro patas em casa. Porém, uma boa socialização resolve isso e é possível mostrar ao Birmanês que ele tem um novo cúmplice no lar.
5) Bombaim é um gato dócil que se dá bem com todos
Você sabia que gatos pretos são mais carinhosos que outras cores de pelagem? O Bombaim é um exemplo que não pode ficar de fora dessa lista. Essa é uma raça de gato preto amorosa e brincalhona, cheia de energia para gastar. Por isso, se dão bem com outros pets: ao contrário da maioria dos gatos, o Bombaim enxerga outro felino como um grande amigo. Ele também vai se adaptar com cães e novos membros da família. Além disso, o gato Bombaim estará sempre interagindo, seja com miados ou trazendo brinquedos.
6) Gato Maine Coon é uma raça sociável e calma
Grande e com densa pelagem, o Maine Coon é um gato comunicativo, porém mais tranquilo em comparação a outras raças de gatos dóceis. Ele pode demorar a demonstrar seu lado amoroso e tende a adotar uma pessoa da casa para mostrar isso. Porém, isso não quer dizer que ele não será carinhoso com a família: o Maine Coon não nega um afago e sempre vai retribuir isso. Por isso, não deixe de oferecer petiscos e usar brinquedos para conquistá-los! Esses também são alguns dos truques de como deixar o gato mais dócil.
7) Gato sem raça definida também é um ótimo companheiro
O vira-lata está entre gatos mais populares do Brasil, mas ele é uma caixinha de surpresas e pode ser muito carinhoso quando se tem um lar repleto de amor e cuidados para oferecer. Não tem como escolher um gato dócil, a verdade é que todo comportamento do gato é reflexo do ambiente em que ele vive. Independente da raça, gato dócil pode mostrar ou esconder seu lado afetuoso de acordo com a atenção que recebe. Até os vira-latas mais ariscos podem se tornar carinhosos um dia.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes