Cachorro

Remédio de verme para cachorro: qual o intervalo entre as doses do vermífugo?

Publicado - 16 Novembro 2023 - 17h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Marcela Naumann - Médica Veterinária

Marcela Naumann / Médica Veterinária

CRMV 12666-RJ

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada pelo Qualittas, com especialização em Medicina Preventiva e Neurologia de cães e gatos.

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

O cachorro com verme é um problema que nenhum tutor quer enfrentar. Afinal, ninguém gosta de ver o próprio bichinho doente, né? Mas infelizmente esse é um problema bem comum e que pode acometer cães de diferentes idades, especialmente os filhotes. Ainda que o quadro não seja grave - pelo menos na maioria das vezes -, os parasitas trazem uma série de incômodos, como o cachorro com diarreia, vômito e dores. Portanto, a prevenção é a melhor solução! É para isso que serve o remédio de verme para cachorro - também chamado de vermífugo.

Esses medicamentos têm a finalidade de evitar que o seu amiguinho seja acometido por parasitas, e deve ser oferecido periodicamente para manter a proteção do pet. Para saber mais sobre o vermífugo para cachorro filhote, quando dar, qual é o intervalo entre as doses e outras informações, é só continuar acompanhando!

A partir de que idade pode dar remédio de verme para cachorro filhote?

O verme em cachorro - filhote ou adulto - é sempre uma situação que nos preocupa. Mas, felizmente, é algo que pode ser prevenido desde os primeiros dias de vida do cãozinho. Para quem não sabe, a recomendação é dar o vermífugo para cachorro assim que ele completa 15 dias, antes mesmo até do que a vacina - e, ao contrário do que muitos pensam, isso não inibe a eficácia da vacinação.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Em seguida começam as doses de reforço, sendo que a primeira deve ser aplicada 15 dias após a dose inicial. As demais doses de vermífugo, por outro lado, precisam de orientação profissional: o médico veterinário deve avaliar se elas serão quinzenais ou mensais até o cachorro completar 6 meses de idade.

Vale destacar que o intervalo de aplicação vai variar de acordo com as condições de saúde do seu pet. Então fica sendo assim:

1ª dose de vermífugo: com 15 dias de vida do cachorro;
2ª dose de vermífugo: 15 dias após a aplicação da primeira dose;
Outras doses de reforço: 15 dias ou 30 dias após a aplicação da última dose até o cachorro completar 6 meses.

Em alguns casos, a definição de quantas doses de vermífugo para filhotes são recomendadas pode variar de acordo com a avaliação de um especialista. Portanto, essa é apenas uma base como referência, mas que não deve substituir a consulta veterinária. Use esse momento para tirar todas as dúvidas sobre o remédio de verme para cachorro: quanto tempo administrar, quantidade de doses, entre outras questões.

Quantos ml de remédio de verme para cachorro filhote pode dar?

Geralmente, a recomendação é de 1 ml para cada kg de peso do cachorro, mas o mais indicado é conversar com um profissional qualificado para ter todas as orientações. No vermífugo para cães filhotes, quantas doses tomar é algo que deve ser prescrito por um veterinário.

Quantas doses de vermífugo para cachorro?

“Eu sempre faço em doses intermediárias - que seria 75% no primeiro dia; 85% no segundo dia; e 100% no terceiro. 15 dias depois, a gente faz um reforço da dose, com a dose cheia”, orienta a médica veterinária Marcela Naumann. Em alguns casos, oferecer três doses com intervalo de 15 dias entre cada é suficiente para os filhotes. Para saber ao certo o que é mais recomendado para seu pet, é bom consultar um profissional. 

Quanto em quanto tempo tem que dar remédio de verme para cachorro?

Quando dar vermífugo para filhote: o processo de vermifugação deve acontecer a partir de 15 dias de vida do cachorro, com doses indicadas em intervalos de 15 dias cada. Após as três doses iniciais, o remédio de verme para filhote passa a ser dado uma vez por mês até ele completar 6 meses.

Na fase adulta, dependendo de onde o animal vive, o intervalo de de quanto em quanto tempo dar vermífugo para cachorro passa a ser maior, sendo a cada 3 ou 6 meses.

Qual o remédio mais indicado para verme de cachorro?

Existem muitas dúvidas acerca do vermífugo: de quanto em quanto tempo cachorro deve tomar, quantidade de doses e até mesmo qual o melhor remédio de verme para cachorro filhote e adulto. O ideal é conversar com um médico veterinário de confiança para descobrir qual é o vermífugo mais eficaz para o seu pet. 

homem dando remédio de verme para cachorro
Para evitar um cachorro com verme, basta seguir o cronograma certinho do vermí­fugo

De quanto em quanto tempo pode dar remédio de verme para cachorro adulto?

Quando o cachorro cresce, o intervalo entre as doses aumenta, mas vai depender do estilo de vida do seu pet e da exposição dele ao ambiente. Quando se trata de um cão com muito acesso a mato, terra e rua, o remédio de verme para cachorro deve ser oferecido a cada três meses. Já se ele é mais caseiro, quase não tem contato com outros animais e bebe água filtrada, o intervalo é ainda maior, sendo a cada 6 meses.

E lembre-se: não adianta procurar qual o melhor remédio de verme para cachorro se você não seguir o cronograma certinho. Atrasar o vermífugo para cachorro é algo que está fora de cogitação. Ainda que as dosagens sejam mais frequentes do que a vacina, que é reforçada apenas uma vez por ano, qualquer atraso pode colocar em risco a saúde do animal, deixando-o mais exposto e vulnerável a várias doenças. Por isso, siga bem o cronograma passado pelo seu veterinário!

Como dar remédio de verme para cachorro?

Uma dúvida frequente sobre o remédio de verme para cachorro filhote: como dar? Para a felicidade dos tutores, esse não é um bicho de sete cabeças. Uma boa forma de como dar vermífugo para cães é apostar em comprimidos palatáveis, que se assemelham a petiscos e podem ser camuflados na comida. 

O remédio de verme cachorro filhote e adulto também pode ser colocado diretamente na boca do animal. Nesse caso, basta segurar a boca do pet, colocar o comprimido dentro e fechar a boca dele, massageando a garganta para que ele engula. 

Também é importante ter em mente que existem diferentes tipos de remédio de verme para filhote de cachorro e animais adultos. Além dos comprimidos, por exemplo, também é possível encontrar a versão líquida do vermífugo (cachorro). Quando dar, bem como as doses, devem ser indicadas pelo veterinário. 

Sintomas de verme em cachorro e o que fazer no caso de um cão doente

É fácil de perceber quando temos um cachorro com verme. Alguns dos sinais mais comuns são: diarreia, vômitos, perda de peso e apetite, pelagem fraca e pálida. Além disso, algumas alterações nas fezes - como a presença de sangue, por exemplo - também são indicativos do problema. Se observar esses sintomas e houver qualquer suspeita de verme, o melhor a se fazer é buscar ajuda especializada.

Como existem vários tipos de verme em cachorro, somente um profissional poderá avaliar e diagnosticar o quadro do seu amigo. Alguns quadros precisam de medicamentos mais específicos que vão além do vermífugo, então o ideal é ter todo o suporte médico nessas horas e evitar qualquer tipo de automedicação do pet.

Como saber se o cão está com verme?

Além das principais dúvidas que envolvem o remédio de verme para cachorro filhote (quando dar e dosagem), também é comum que os tutores queiram saber como identificar verme em cachorros. Sintomas, além de vômitos e diarreias, incluem febre, fraqueza, perda de peso, inapetência, pelagem fosca e sem brilho e até presença de verme nas fezes do cachorro.

Publicado originalmente em: 09/03/2022
Atualizado em: 16/11/2023

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Cachorro

O que passa na cabeça do seu cachorro quando ele te dá lambeijos?

O cachorro lambendo o dono é uma cena muito comum na vida de quem tem um pet desses em casa. Mas você já se perguntou o que sig...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas