Os tutores dos gatinhos sabem que encontrar pelo de gato por toda a casa é uma realidade que não tem como escapar. Mas já reparou que o gato troca de pelo e em alguns meses as quedas são mais intensas? A pelagem dos bichanos desempenha um papel importantíssimo para a adaptação da espécie às mudanças climáticas, e a troca de pelo dos felinos, assim como a dos cachorros, é um processo natural. Ou seja, os pelos desses bichanos passam por um processo de transformação para se adaptar a cada estação e suas especificidades.
Para entender mais sobre a relação da troca de pelo, gato e as estações do ano, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
Queda de pelo de gato na primavera é bem intensa
Reparou o gato soltando muito pelo na primavera e está se perguntando se isso é normal? Fique tranquilo, porque essa é a estação em que a queda de pelo de gato é mais intensa e é normal encontrar pelo por toda a casa e roupas. A primavera é a estação em que ocorre a troca de pelo do bichano, já que é o momento de transição do inverno para o verão. Ou seja, para aguentar o calor e as altas temperaturas, o gato troca de pelo e substitui a pelagem mais espessa por uma mais leve. Então não precisa se preocupar, porque esse é um processo da própria natureza felina para que eles consigam aguentar a onda de calor do verão.
E no verão, será que gato troca de pelo?
Ao ver um gato caindo muito pelo no verão, saiba que esse não é o normal para a estação. Durante o verão alguns pelos podem sim cair por causa da renovação da pelagem, mas a quantidade costuma ser bem menor do que em outros períodos do ano. Quando a estação mais quente chega, os pelos do gato tendem a se tornar mais finos para que eles suportem as altas temperaturas, mas se os bichanos apresentarem uma perda excessiva de pelo, isso pode se tratar de alopecia em gatos, uma condição que pode deixar buracos aparentes na pelagem do animal.
A doença pode ser provocada por diversos fatores como a dermatite em gato, dermatofitose, alergias, infestação de parasitas, foliculite e até queimaduras provocadas pelo sol. Por isso, se você notar que está caindo pelo do gato de maneira exagerada durante essa estação, é melhor procurar um médico veterinário para saber do que se trata.
O outono é marcado pela troca de pelo do gato
Assim como na primavera, o outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, e, por esse motivo, é normal se deparar com o gato caindo muito pelo. Durante essa estação, a pelagem dos gatos começa a se transformar, e como os gatos sentem frio, os pelos que antes eram mais leves, agora começam a se tornar mais densos para suportar o inverno. Nesse caso, se você busca diminuir os efeitos da troca de pelos, pode optar por trocar a ração de gato. Mas qual a melhor ração para gatos com queda de pelos? Existem no mercado rações específicas para gato caindo muito pelo, e em sua composição costuma conter nutrientes destinados à saúde da pelagem do animal, como a biotina, vitaminas do complexo B, o ômega 3 e 6.
Com a chegada do inverno, será que é normal o gato caindo muito pelo?
Durante o inverno, não é normal a queda de pelo de gato. Os bichanos podem até soltar um pouco de pelo, já que os fios ainda estão se renovando, mas o comum é cair bem pouco, já que durante o outono o animal já passou pelo processo de troca da pelagem. Se você se deparar com uma quantidade excessiva de penugem espalhada pela casa, saiba que a queda de pelos em gatos pode ter a ver com o estresse e a ansiedade. Nesses casos, ela normalmente se manifesta de forma localizada, ou seja, você pode se deparar com pequenos buracos no corpo do animal. O melhor a se fazer nesse momento é seguir algumas dicas de como desestressar um gato.
3 cuidados importantes para manter o pelo de gato saudável
Agora que você já sabe que a troca de pelo de gato é um processo natural e normal na vida do felino, conheça alguns cuidados importantes para manter a pelagem do seu amigo de quatro patas linda e saudável.
- Alimentação balanceada: escolher uma ração para gatos de qualidade é fundamental para manter a saúde da pelagem dos bichanos e também para manter a qualidade de vida e longevidade do animal.
- Escovação frequente: escovar os pelos dos gatos é fundamental para retirar os pelos mortos do corpo do animal, prevenir os nós e para estimular a produção de óleos naturais que vão manter um aspecto brilhoso e macio da pelagem.
- Evite dar banhos nos gatos: o banho de gato é feito pela própria língua do animal, ou seja, os felinos são animais que fazem autolimpeza do seu corpo. Por isso, não é necessário dar banhos frequentes no gato como é feito no cachorro.