O sachê para gatos está entre os alimentos mais apreciados pelos felinos. Contudo, é um tipo de comida que divide bastante a opinião dos tutores e especialistas. Enquanto alguns defendem que pode dar sachê para gato todo dia sem problemas, outros ficam receosos de oferecer a ração úmida com tanta frequência porque acreditam que faz mal. Qual será o “lado certo”, então? Abaixo, reunimos os prós e contras do sachê para gatos e te contamos tudo que você precisa saber sobre o alimento.
Dar sachê todos os dias para gatos faz mal?
Ao contrário do que muitos pensam, não tem problema em dar sachê para gato todo dia. A ração úmida tem nutrientes balanceados e contribui bastante para manter a hidratação do animal. Ou seja, oferece vários benefícios para os gatinhos e não deve ser encarada como algo “ruim”. O tutor, porém, deve ter um cuidado especial para não dar ûma quantidade exagerada de sachê para gatos, respeitando sempre as recomendações do veterinário e lendo as informações indicadas na embalagem do produto.
Para aqueles que gostam de oferecer o alimento como se fosse um tipo de petisco para gatos, a atenção deve ser redobrada. Caso você dê o sachê com muita frequência, pode deixar o seu bichano mal acostumado e a consequência disso é um gato que não quer comer ração seca, só sachê.
Resumindo: até pode dar sachê para gatos todo dia, desde que você não ultrapasse o limite diário indicado por um profissional. Geralmente, leva-se em consideração o peso do animal nessas horas.
Sachê para gatos: conheça os prós e contras
Uma das maiores vantagens do sachê é que ele é composto por até 80% de água, enquanto a ração seca para gatos possui um teor de umidade de apenas 10%. O alimento úmido é uma das melhores alternativas para incentivar a hidratação dos gatos, já que eles não têm o hábito de ingerir muita água por conta própria. Além disso, o sachê para gatos é nutritivo e atraente para o olfato e paladar felino. Ele também se aproxima bastante da alimentação natural da espécie.
Dentre os contras, algumas pessoas podem pensar que o sachê é muito calórico e vai acabar engordando o animal. Isso não é bem verdade. É claro que tudo em excesso faz mal, mas se o tutor obedecer às orientações veterinárias, o pet dificilmente vai ficar acima do peso com a inclusão do sachê na dieta.
Por outro lado, é importante ficar atento ao curto prazo de validade do produto: depois de aberto, o sachê deve ser consumido em um intervalo de tempo de 24 horas a 72 horas dentro da geladeira. Outra dica é verificar a presença de corantes e conservantes no alimento, especialmente se você tiver um gato com alergia a essas substâncias.
Pode dar sachê para gato misturado com ração todo dia?
Pode sim, desde que a caixa de sachê para gatos não seja rotulada como um alimento completo na embalagem. Quando a ração úmida serve como um alimento completo, ela deve ser oferecida isoladamente para o pet, ou pode haver um desequilíbrio nutricional no organismo do animal. É como se o gatinho ingerisse os mesmos nutrientes duas vezes, por isso não é o ideal.
Já se o sachê não for identificado como um alimento completo, você pode misturar a ração seca com o sachê para gatos - e seu gatinho certamente vai apreciar a combinação. Para saber as medidas certas de cada um, converse com um médico veterinário de confiança.
Qual o melhor sachê para gatos?
O melhor sachê para gatos vai depender do seu objetivo. Se a ideia é substituir a ração seca pela ração úmida, você deve procurar por sachês que funcionam como um alimento completo e vão fornecer todos os nutrientes que seu pet precisa, sem a necessidade de outros suplementos. Já se a ideia é só “complementar” a dieta tradicional e oferecer o sachê como mero petisco, o ideal é procurar por produtos que funcionam como meros petiscos.
Vale lembrar que o sachê para gatos filhotes é liberado, mas é importante que os bichanos se acostumem com diferentes texturas de alimentos no início da vida. Por isso, nada de dar só sachê para os gatinhos e esquecer da ração seca, combinado?!
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes