Na hora de escolher o melhor sachê para gatos renais, é importante se atentar à quantidade de fósforo contida no alimento. Em excesso, este mineral pode levar à hiperfosfatemia e causar sérios danos à saúde do gato com problema renal. Quer dicas para acertar na dieta do bichano? Continue lendo! O Patas da Casa conversou com a veterinária nefrologista Cibele Ruiz para entender melhor a importância do controle do fósforo no tratamento de doenças renais em felinos. A seguir, você confere mais detalhes.
Hiperfosfatemia: o que é?
A hiperfosfatemia nada mais é do que o aumento nos níveis de fósforo no sangue. A veterinária Cibele Ruiz explica que “o fósforo é vital para os processos de crescimento e ‘manutenção’ dos ossos e dentes. Agindo em conjunto com o cálcio, ele fortalece a estrutura óssea, tornando-a mais resistente a desgastes”. No entanto, em excesso, a substância é prejudicial à saúde do gato — especialmente, se o felino já apresentar doenças renais.
Sachê de gato com problema renal: por que controlar a quantidade de fósforo?
Quando a função dos rins está comprometida, há uma retenção de compostos que deveriam ser excretados pelo organismo, como o fósforo e a creatinina. Segundo o estudo sobre o controle do fósforo para o paciente com doença renal crônica, em casos de hiperfosfatemia, sintomas podem incluir calcificação renal e injúria tubular.
“Esse aumento do fósforo em pacientes renais pode causar hipocalcemia, resultando em sinais neuromusculares. Quando o aumento se sustenta por um período longo, ainda pode culminar em hiperparatireoidismo secundário, osteodistrofia fibrosa e mineralização em locais extra ósseos (tecidos moles)”, alerta Cibele Ruiz.
“O hiperparatireoidismo secundário renal é uma doença comum desencadeada pela insuficiência renal na qual há um aumento da concentração do hormônio da paratireóide (paratormônio ou PTH), responsável pelo metabolismo do cálcio no organismo”, acrescenta a nefrologista. Essas condições podem reduzir significativamente a expectativa de vida do gato e ser acompanhadas por um especialista.
Dieta com restrição de fósforo: qual o melhor sachê para gatos renais?
Na dúvida sobre como escolher o melhor sachê para gatos renais, converse com o veterinário responsável por tratar o seu bichano. De acordo com a nefrologista, “o ideal para esses pacientes é uma alimentação com baixo teor de fósforo, visto que a hiperfosfatemia diminui a expectativa de vida do gato com problema renal”.
Os sachês renais são indicados, mas nem sempre são aceitos pelo pet. Por isso, vale explorar outras alternativas. “Já existem no mercado rações formuladas que contêm quantidades reduzidas de proteína, sódio e fósforo. Os sachês, em especial, aumentam e melhoram a hidratação do gato, pois têm alto teor de água”, sugere. Portanto, atente-se sempre à formulação descrita no rótulo do alimento.