Será que é verdade que os bichanos realmente não dão a mínima para a companhia humana, ou o gato sente falta do dono? Uma das dúvidas mais comuns para os gateiros de plantão é se os gatos sentem saudades e ficam esperando o tutor chegar em casa. Por serem mais reservados que os cachorros, essa é uma pergunta que quase todo dono de gato já se fez algum dia.
Os felinos são muito mais sutis nas demonstrações de afeto. Por isso, uma forma de como saber se seu gato te ama é pelo modo que o bichano espera o tutor chegar em casa. E como o gato sabe que o dono está chegando? O Patas da Casa te explica!
Gato sente falta do dono?
A resposta é sim! Apesar da fama de desapegados e independentes, os gatos sentem saudades do dono quando ele viaja ou se ausenta por um tempo. É verdade que, comparado aos cachorros, os bichanos conseguem se virar muito bem sozinhos. Porém, se ficar muito tempo longe, o gato sente falta do dono. Isso não significa que os felinos têm uma dependência do tutor, mas sim que gostam muito de sua companhia. Isso é comprovado quando os bichanos ficam esperando o dono chegar logo em casa.
Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos pela Universidade de Oakland explica um pouco melhor essa situação. Após ter acesso a diferentes emoções do tutor, como raiva, tristeza e felicidade, os bichanos demonstraram uma reação bem intensa e repleta de sensibilidade. Quando a pesquisa foi realizada com um grupo de desconhecidos, a reação dos felinos foi bem indiferente. Isso demonstrou que os gatos são sim amorosos e afetuosos com os donos.
Quando os gatos sentem saudades, como eles ficam?
Diferentemente dos cães, os bichanos não gostam de grude com os humanos o tempo todo — com exceção de algumas raças mais carinhosas e apegadas, como é o caso do gato Persa e Maine Coon. São animais que apreciam o próprio espaço e, em muitos casos, gostam de ficar sozinhos e ter a sua privacidade. Entretanto, é possível notar algumas atitudes dos felinos que demonstram afeto pelos tutores.
Quando o gato sente falta do dono, o bichano vai estar ali perto da porta esperando por ele. Além disso, o felino tende a ficar mais próximo do seu humano, como se estivesse "matando a saudade”, enquanto o tutor realiza os afazeres do dia a dia. Afinal, o que o pet mais quer nesse momento é apenas a companhia de quem ele ama!
Vídeo fofo prova que os gatos sentem saudades do dono
Para quem ainda não está 100% convencido, um vídeo que viralizou na web é prova de que os bichanos sentem sim saudades de seus tutores e conseguem reconhecer quando eles estão chegando em casa! No vídeo, a gatinha chamada Sofi ouve o barulho do alarme do carro de seus donos, reconhece o som e corre para a janela para vê-los chegando em casa. Assista!
Como o gato sabe que o dono está chegando?
Os bichanos sabem que o dono está chegando graças a audição e ao olfato. O olfato felino funciona como um sensor que consegue identificar o tutor de longe através do cheiro. Para completar, a audição dos gatos é ainda mais importante – já que o olfato não é tão potente quanto o dos cães –, fazendo com que os bichanos reconheçam os donos por barulhos específicos, como o som do alarme do carro, um sapato barulhento usado com frequência e até mesmo um áudio sendo enviado no celular à distância. Tudo isso pode ser um estímulo para a audição felina identificar que o seu tutor está chegando em casa.