Encontrar o shampoo para cachorro ideal pode ser uma missão subestimada por muita gente! Se engana quem acha que escolher o produto mais indicado para o cão é uma decisão simples. Nada disso! É muito importante buscar uma alternativa adequada para as necessidades do seu pet para a hora do banho. Fatores como raça do cachorro, idade e condições de saúde, por exemplo, não podem ser deixados de lado e devem ser levados em consideração. Dê preferência a produtos de boa qualidade sempre.
Para facilitar esse processo, o Patas da Casa separou algumas características que podem te ajudar a identificar o produto ideal para o seu amigo de quatro patas. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:
Dando banho no cachorro: posso usar shampoo para humanos?
Não entre nessa onda errada! A facilidade de usar o seu próprio shampoo para dar banho no animal parece muito tentadora. Porém, não se engane. Esse é o tipo de conveniência que pode te dar muito mais trabalho no futuro. Os produtos feitos para lavar o cabelo das pessoas possuem um Ph extremamente elevado em relação à pele dos cachorros. Ou seja, o seu shampoo pode atrapalhar o equilíbrio de óleos nos pelos do cão, ressecar a pele do pet e até mesmo criar um ambiente propício a bactérias e parasitas.
Cachorro com pele seca: qual produto devo escolher?
Assim como as pessoas, os cães também podem precisar da ajudinha de um shampoo hidratante para controlar o ressecamento da pele. Alguns shampoos contêm ingredientes como farinha de aveia ou óleo de jojoba, que tem um efeito calmante sob a derme. Quando o cachorro tem pele seca, o dono precisa redobrar o cuidado na hora de enxaguar o produto. Isso porque se algum restinho de sabão acabar passando despercebido, é bem possível que a descamação e a coceira do dog ganhem ainda mais intensidade.
Shampoo para dermatite canina: se o seu cachorro sofre com a doença de pele, invista em um produto próprio para a condição!
Alguns shampoos para cachorro possuem clorexidina em sua composição. A substância, quando usada em pequenas concentrações, pode ser uma boa aliada contra a dermatite atópica. O ingrediente diminui a oleosidade e evita a formação de excesso de pele. Shampoos que contêm extrato de camomila também são uma boa pedida, pois ajudam a suavizar a pele e a cicatrizar possíveis machucados, já que a camomila possui propriedades anti-inflamatórias.
Shampoo antialérgico para cachorro: apostar em produtos hipoalergênicos pode ser o ideal para o seu dog
Tá aí uma coisa que você só vai conseguir descobrir na prática! Saber se o seu pet tem alergia a algum componente presente nos shampoos não é a coisa mais fácil do mundo. Muitas vezes, a única forma de perceber esse detalhe é com tentativas e erros. Ou seja, só testando para ter certeza!
Produtos à base de aveia são bastante recomendados para cachorros alérgicos. Também é legal evitar produtos que tenham cores e cheiros muito artificiais. Converse com o veterinário do seu bichinho e descubra qual é o shampoo mais indicado, levando em consideração todas as necessidades e especificidades do pet.
Shampoo para cachorro filhote: cãezinhos de até um ano de idade precisam de produtos específicos
A maioria dos veterinários concorda que é melhor aguardar um pouco para dar o primeiro banho no filhote. Se possível, espere um período de 45 dias a 12 semanas para apresentar a atividade ao cãozinho. Além desse cuidado, também é necessário escolher um shampoo adequado para a idade do animal. Isso vale até o aniversário de 1 ano de idade do pet, ok?!
Shampoos específicos para raças: isso existe?
Pode se dizer que sim. Afinal, fatores como cor e tamanho da pelagem podem influenciar na escolha do shampoo perfeito. Veja as diferenças:
Pelagens escuras e claras: se a raça do seu cachorro possui a pelagem escura, opte por produtos que removam a oleosidade e mantenham o brilho dos pelos, evitando que a cor desbote. Por outro lado, se o pet é dono de uma pelagem clara, o ideal é usar shampoos que não deixam que os fios do cachorro se tornem amarelados com o tempo.
Pelagens longas e curtas: para pelos compridos, é melhor escolher um shampoo que desembarace os fios. Os cachorrinhos de pelo curto, por sua vez, têm a necessidade de usar um produto que capriche na nutrição da pelagem, evitando quedas.
Shampoo para parasitas: dê adeus às pulgas e carrapatos!
Parasitas, como pulgas e carrapatos, são o terror de qualquer tutor. Se o seu cão estiver sofrendo com esse problema, aposte em um bom shampoo antiparasitário. O uso eventual do produto é muito útil para remover e até mesmo evitar a presença indesejada dos parasitas.
Shampoo caseiro para cachorro: é possível?
Sim, mas é preciso ter cuidado. Sempre consulte o seu veterinário antes de usar qualquer produto novo no seu cachorro, mesmo que sejam ingredientes caseiros. Lembre-se de evitar o álcool, assim como perfumes e derivados, na composição do shampoo. Você pode investir em substâncias como aveia, ótima para peles sensíveis, e alecrim, muito útil no combate a dermatite canina. Converse com um profissional para chegar à receita mais indicada para o seu bichinho!
Redação: Dóris Marinho