Todo mundo já ouviu gatos miando ao menos uma vez. Mas, por mais que os miados sejam a forma mais comum de os felinos se comunicarem, existem outros sons de gato que chamam a atenção de quem convive com um bichano. Quem nunca ouviu um gato ronronando e ficou completamente encantado com o barulho de motorzinho?! Na hora da caça, por outro lado, o som que pode acontecer é o chilrear. Para entender quais são os sons de gatos mais frequentes, é só conferir o infográfico que o Patas da Casa preparou abaixo!
1) Os sons de gato miando são os mais comuns
O miado de gato é, sem dúvidas, o barulho mais “tradicional” quando falamos da espécie felina. É por meio dele que esses animais se comunicam, e eles podem indicar diferentes sentimentos como fome, frio, vontade de chamar a atenção do tutor ou, às vezes, funciona como um simples cumprimento.
Para identificar exatamente o que o seu amigo quer dizer, é importante observar a frequência dos miados, bem como a entonação, volume e duração deles. Um miado curto, não muito alto e isolado, por exemplo, pode ser um simples “oi, humano!”. Já um miado longo e quase desesperado pode ser sinal de um gato com fome.
2) Gato ronronando é outro barulhinho amigável
O ronronar dos gatos é outro som muito familiar entre os gateiros. Geralmente, os bichanos emitem esse barulhinho quando estão relaxados e satisfeitos — principalmente depois de alguém fazer carinho no gato. Porém, dependendo da circunstância e até mesmo da frequência com que você ouve esse barulho de gatinhos, é bom ligar o alerta. Às vezes os motivos por que os gatos ronronam pode ter a ver com dor, medo ou estresse. Observe o comportamento geral do pet para ter certeza!
3) Gato grunhindo pode preceder ataques
Em briga de gato — ou quando o animal está se sentindo incomodado com alguma coisa —, é comum que haja uma mudança na postura do felino. Corpo arqueado, pelos eriçados, dentes à mostra, rabo para cima e o gato grunhindo são alguns dos sinais que mostram o desconforto do pet. Se você tem um gato estressado e que comumente grunhe — um dos sons de gato bravo que se assemelha bastante a um cachorro rosnando —, é bom entender o que está acontecendo.
4) O chilrear é um dos sons de gato mais curiosos
Recentemente, um vídeo de gato viralizou mostrando justamente o que é o chilrear. Nele, um gato Savannah imita som de pássaros e outros animais. É como se ele tentasse reproduzir exatamente o barulho que as presas fazem como forma de atrair a atenção delas. Isso acontece porque, mesmo com a domesticação, o instinto caçador da espécie prevaleceu. Então, ao ver uma presa em potencial distante, você pode ouvir o gato chilrear.
5) Trilar é um barulho de gatinhos que indica cumprimento
De todos os sons de gatos, esse provavelmente é um dos mais curiosos! Esse barulhinho pode se confundir com o miado e o ronrom — e faz todo o sentido, porque ele é justamente uma combinação dos dois. Geralmente, esse é o som que o filhote de gato faz para se comunicar com a mãe durante o período da amamentação. Depois que cresce, esse é um dos sons de gato usados para cumprimentar amigavelmente os donos.
6) Sons de gato também podem ser sinal de cio
Um dos barulhos de gatos mais inconfundíveis é o miado de gato no cio. Ele costuma surgir quando a fêmea está pronta para cruzar e, de início, é um miado alto e bastante agudo. Os machos retribuem e, quando eles enfim se encontram, o barulho se intensifica ainda mais. Se a gata no cio já mia alto, durante o acasalamento é ainda pior: é um som tão estridente que às vezes parece até um choro ou grito.
7) Barulhos que o gato faz: os choros são outro som comum
Ver um pet sofrendo é de partir o coração, mas você sabia que os gatos choram? E não, não é da maneira que as pessoas esperam, com lágrimas no rosto como muitos memes de gato mostram. Na verdade, o gato chorando pode ser percebido principalmente pela vocalização do animal. É um miado agudo, prolongado e bem repetitivo. No comportamento do pet, o tutor pode perceber uma inquietação ou apatia.