A alimentação do gato balanceada é a maneira mais eficaz de promover saúde e bem-estar. Logo, a ração para gato precisa conter todos os nutrientes fundamentais para a manutenção do pet, como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e aminoácidos. Contudo, existe um aminoácido essencial na dieta felina: a taurina para gato é um nutriente indispensável! Para descobrir a importância e para que serve a taurina para gatos, confira as informações que o Patas da Casa reuniu.

Quem é o seu gato na quarentena?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a taurina para gatos?

A taurina para gatos é um aminoácido essencial, ou seja, um nutriente que o organismo do felino não consegue produzir sozinho. A única maneira de adquiri-lo é por meio da alimentação, consumido alimentos ricos em taurina. Toda ração de gato é formulada com o aminoácido para garantir que os animais tenham esta necessidade nutricional atendida.

Por que a taurina para gatos é importante?

Mas afinal, para que serve a taurina para gatos? O nutriente é essencial para o funcionamento de alguns órgãos dos felinos, como o coração e a visão; para o desenvolvimento fetal aa gata prenha; para o fortalecimento do sistema imunológico; e formação da bile, que ajuda no processo digestivo do animal. Confira outros benefícios da taurina para gatos:

  • tem função antioxidante e ajuda a combater o envelhecimento das células
  • ajuda a manter a saúde do músculo cardíaco
  • regula os níveis de sódio no organismo
  • garante o desenvolvimento saudável do filhote de gato na gestação 
  • contribui para a saúde da retina 

Problemas relacionados a falta de taurina para gatos na alimentação

Como dito anteriormente, os gatos precisam ingerir alimentos que contém taurina em sua composição para o funcionamento adequado do organismo e de alguns órgãos. A falta desse nutriente na alimentação do gato podem desencadear problemas na saúde felina, como: 

  • Gato cego: a ausência de taurina na alimentação pode provocar a degeneração da retina dos felinos, que pode levar à cegueira;
  • Cardiomiopatia dilatada em gatos: a falta da taurina pode enfraquecer o músculo cardíaco e  o movimento de contração e relaxamento do coração. A dificuldade de respirar é um sinal comum da doença;
  • Complicação na gravidez felina: a gata prenha sem taurina na alimentação pode resultar em complicações durante a gravidez, como abortos espontâneos ou nascimento de gatinho com problemas de saúde;
  • Má absorção de nutrientes: a falta de taurina pode gerar a má absorção de nutrientes, já que esse aminoácido está envolvido na formação da bile. 

     

gato comendo um potinho de carne

Como a taurina para gatos se relaciona com a proteína? 

As proteínas na alimentação dos gatos desempenham um papel tão importante quanto a taurina. Alimentos ricos em proteína animal, como frango, peixe e carne, são ricos em taurina. Portanto, uma dieta que contenha proteínas completas fornece uma fonte completa de aminoácidos. 

O médico veterinário Lucas Oliveira explicou melhor a relação entre proteína e a taurina para gatos usando uma analogia: “Imagine que a proteína seria uma parede de tijolos e que cada tijolo seria um aminoácido. Na falta de um único tijolo, toda a estrutura da parede ficaria comprometida. Sendo assim, a taurina é um aminoácido essencial para os gatos e a falta dela é extremamente prejudicial, visto que eles não conseguem obter esse aminoácido de outra forma sem ser pela alimentação.” 

Quais alimentos contêm taurina?

Se a sua dúvida é o que gato pode comer que contenha taurina, é importante focar em alimentos ricos em proteína animal, como ovos, vísceras, músculo e coração, são ricos em taurina. Gatos selvagens que se alimentam dessas comidas conseguem adquirir a taurina no organismo. Na ração para gato também é adicionado esse nutriente, basta observar a lista de ingredientes no rótulo do produto. Normalmente, não é necessário suplementar taurina em gatos se ele se alimenta regularmente com uma ração de boa qualidade. Porém, se o gatinho tiver algum problema de saúde que afeta a absorção de nutrientes, o médico veterinário pode indicar algum tipo de suplemento para uma nutrição adequada.

Se o seu pet segue uma Alimentação Natural (AN), é importante se certificar do acompanhamento de veterinários confiáveis e especialistas em nutrição animal para evitar qualquer déficit de nutrientes que possa afetar a saúde do gato.