Fazer carinho no gato muitas vezes é suficiente para perceber que os felinos têm um corpo bem mais quentinho do que o nosso. Ainda assim, conseguir identificar a temperatura normal de gato é um passo importante para saber quando tem algo de errado com a saúde do animal. Isso porque quando o calor corporal excede a temperatura normal, gato provavelmente está com febre — e o sintoma está associado a diversas doenças.
Quer saber como medir a temperatura do gato e diferenciar um quadro febril de um estado normal? O Patas da Casa te ajuda com isso: veja as informações que reunimos abaixo sobre o assunto!
Qual a temperatura normal de um gato?
A temperatura normal de um gato é entre 38ºC e 39,3ºC. Se o valor medido for acima disso, é porque ele está com febre. Em alguns casos, a exposição solar também pode aumentar a temperatura desses animais e dar a impressão de que eles estão muito mais quentes do que deveriam. Por isso, é bom ter atenção com os famosos “banhos de sol” dos gatos.
Vale dizer que o processo de como medir a temperatura do gato deve ser cauteloso. Diferente dos cães, a medição dos bichanos exige um cuidado redobrado, já que esses animais ficam extremamente incomodados com qualquer manuseio minimamente invasivo.
Como medir a temperatura de gato?
Para aferir a temperatura, gato deve usar um termômetro via retal. Como o instrumento é inserido diretamente no ânus do animal — o que pode causar um enorme desconforto —, o mais indicado é que todo o procedimento seja realizado por um médico veterinário de confiança. De preferência, um veterinário especialista em gatos. Ele vai saber como fazer o manejo correto da espécie sem machucar ou causar estresse.
Outra possibilidade é usar um termômetro digital auricular. Ele deve ser encostado na parte interna da orelha do gato, mas não é tão confiável quanto o termômetro via retal. A melhor dica é sempre correr para o veterinário caso haja qualquer suspeita de febre no pet!
Quanto é febre para gato?
Sabendo qual a temperatura normal do gato (38ºC a 39,3ºC), pode-se dizer que é considerada febre em gatos qualquer valor acima de 39,3ºC. Além de medir para constatar a temperatura do animal, existem alguns sinais que indicam um quadro febril nos felinos. Em muitos casos, para saber se o gato está com febre, basta observar algumas mudanças sutis de comportamento. Os gatinhos mascaram muito bem qualquer desconforto, mas às vezes uma observação mais atenta é capaz de identificar esses problemas.
Como saber se o gato está com febre?
“Geralmente, no toque é possível sentir que o gato está um pouco mais quente. Ele também deixa de se alimentar e fica com um olhar que eu chamo de ‘farol baixo’, mais tristonho”, alerta Estela Pazos, veterinária especialista em felinos. Além do mais, o gato dorme mais, fica cansado e/ou com a respiração intensa e ofegante.
O gato com febre também costuma ficar com nariz, patinhas e orelhas avermelhadas e mais quentinhas. O focinho seco é outro sinal de alerta nesses casos. Fique atento!
O que dar para o gato quando ele está com febre?
Para restabelecer a temperatura normal do gato, o ideal é investigar a raiz do problema. Como existem diferentes causas para a febre, recomendamos consultar um veterinário para que ele possa diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para o seu amigo de quatro patas.
Até pode dar dipirona para gatos para abaixar a febre e amenizar dores, mas somente um especialista deve prescrever o medicamento e orientar qual é a dosagem correta. A automedicação pode oferecer muitos riscos à saúde do animal, e uma superdosagem pode até mesmo ser fatal em alguns casos. Portanto, todo cuidado é pouco.