Um dos principais desafios de quem convive com um bichano é saber como fazer o gato parar de arranhar o sofá. Afinal, o hábito de afiar as unhas faz parte dos instintos felinos e não deve ser inibido, mas redirecionado para os lugares certos. Então qual é a melhor forma de lidar com isso? Para não sofrer com um gato arranhando seu sofá, fique de olho nessas 6 dicas que são super eficientes e vão deixar seu estofado a salvo das garras do seu pet!
1) Disponibilizar arranhadores de gatos pela casa
Vários instintos selvagens prevaleceram no comportamento do gato mesmo com a domesticação, e o hábito de afiar as unhas em superfícies é um deles. Não é recomendado inibir isso, porque pode deixar o gato estressado, então o melhor a se fazer é buscar os acessórios certos para o pet afiar as garras. É aqui que entra o arranhador de gato! Existem vários modelos diferentes de arranhadores e você pode apostar em uma mistura de vários tipos para deixar seu pet bem entretido.
2) Apostar em uma arranhador de gato para sofá
Além dos modelos tradicionais de arranhador para gatos, sofá também pode ser aliado com um acessório desse tipo. O arranhador de sofá funciona mesmo e é super indicado para pets que, mesmo com uma variedade de arranhadores em casa, ainda insistem em arranhar o estofado. O arranhador de gato para sofá busca proteger as quatro laterais do móvel, preservando o tecido e protegendo a estrutura das garras do felino.
3) Cobrir o sofá com capas protetoras pode ser muito útil
Outro acessório super indicado para evitar os temidos arranhões no estofado de casa é adquirir um protetor de sofá para gatos. Aqui, você pode testar diferentes materiais, desde uma capa protetora de plástico até uma manta impermeável. Alguns modelos são mais resistentes e têm maior durabilidade do que outros, mas o objetivo é o mesmo: fazer o gato parar de arranhar o sofá. Se você não quer gastar muito, cobrir as laterais do sofá com papel alumínio é outra artimanha que pode funcionar.
4) Usar cheiros que gatos não gostam para manter o animal longe do sofá
Tem cheiro que gato não gosta que serve como um excelente “repelente” contra o pet. Ou seja, é só você botar um pouco do cheirinho nas áreas que você não quer que o gato acesse, que ele provavelmente nem vai botar as patas lá. Esses cheiros incluem algumas plantas como arruda, eucalipto, lavanda, alecrim e hortelã. Temperos como a pimenta, cravo e canela também não são muito apreciados pelo olfato felino.
Por isso, basta fazer uma mistura de uma desses ingredientes que os felinos não gostam com um pouquinho de água, colocar em um spray e borrifar no sofá para manter as unhas do pet afastadas dali.
5) Colocar fitas adesivas no chão próximas ao sofá
Essa é uma técnica que é muito utilizada para montar uma árvore de Natal à prova de gatos, e que também pode ser aderida para manter o animal longe do sofá. Para isso basta colar uma fita adesiva dupla-face ou no móvel ou no chão em volta do estofado. A sensação “grudenta” da fita acaba sendo super incômoda para os bichanos, e por isso eles tendem a se afastar do local.
6) Manter as unhas do gato aparadas
Mesmo com os arranhadores à disposição, cortar a unha do gato é um cuidado muito importante — tanto para evitar machucados, quanto para evitar problemas com o sofá de casa. A maioria dos pets não gosta muito desse momento, mas usar associações positivas — como sachês e petiscos — pode ser bastante útil para deixar o gatinho mais amigável e receptivo. Faça isso cautelosamente pelo menos uma vez por mês, e se não se sentir confortável o suficiente para isso, você procurar o serviço de um pet shop.