Existe uma raça de gato que tem potencial para ganhar o coração dos brasileiros pela sua beleza e jeito brincalhão: é o Tonquinês, felino que é um híbrido entre o nosso conhecido gato Siamês e o gato Birmanês, de origem asiática. Com pelagem degradê e olhos muitas vezes da cor do mar, esse gatinho parece ter carregado o que há de melhor nas duas raças. Hoje, você vai aprender algumas curiosidades sobre esse ótimo amigo para se ter em casa.
1) Olhos expressivos cor de água são um charme à parte do Tonquinês
Se existe um detalhe da anatomia dos gatos que pode surpreender é a cor dos olhos. De uma beleza única, os olhos do gato Tonkinês têm comumente uma coloração azul clara cor de água, embora também possa ser azul escura ou esverdeada como a dos seus parentes Birmaneses. Outro detalhe é que seus olhos têm um formato amendoado que, junto com suas orelhas pontudas, fazem com que eles pareçam estar sempre em alerta.
2) O Tonquinês é um gato muito carinhoso
Esse gene o Tonquinês herdou do seu parente Siamês. Tanto que eles são considerados os “cachorros entre os gatos”. Então, se a sua intenção é ter em casa um bichano que te siga por todo o lugar e aprecie de uma forma bem óbvia a companhia de seus tutores, essa raça de gato carinhoso é perfeita.
3) Esse é um gato que gosta de brincar
Alguns gatinhos preferem ficar no canto deles e outros amam dormir o dia inteiro, mas o Tonquinês é daqueles que têm bastante energia para gastar. O gato precisa de um tempo diário de brincadeiras e, para essa raça, é fundamental que a casa conte com um enriquecimento ambiental pensado para eles. Abuse dos arranhadores, das prateleiras e tudo que o bichano possa explorar de forma segura dentro de casa.
4) O gato Tonquinês é ótimo com crianças
Para alguns gatos, é um verdadeiro sofrimento estar em um ambiente com muitas crianças, barulho e correria, mas não para o Tonquinês. Ótimos gatos para quem tem crianças em casa, essa raça tem prazer na companhia brincalhona dos menores e vai querer se juntar ao grupo para bagunçar.
5) Raça socializa muito bem com outros gatos
Não é só com humanos que os gatos Tonquinês gostam de brincar, eles também se dão bem com outros gatos. Adotar 2 gatos em vez de 1 só pode ser, inclusive, uma ótima ideia para quem acredita que não vai ter tanto tempo para corresponder às necessidades de brincadeira do gatinho: a diversão com um irmão com certeza vai ajudar a gastar energia.
6) A raça de gato Tonquinês ainda não é reconhecida em muitos países
O Canadá foi o primeiro país a criar essa raça de uma forma reconhecida, o que acontece desde 1965. Mas nem todo país reconhece o Tonquinês como uma raça de verdade. Por serem um cruzamento do gato Birmanês com o Siamês, vários países da Europa, por exemplo, consideram o Tonquinês como um animal sem raça definida (SRD).
7) O Tonquinês adora se comunicar com os tutores
A inteligência do Tonquinês é um traço muito característico dessa raça e, junto com o gosto deles pela socialização com humanos, a comunicação é o passo seguinte natural para eles. Bem vocalizados, é comum ver um gato miando dessa raça esperando que seus tutores respondam.
8) Tonquinês é dono de algumas das cores de gatos mais cobiçadas
O charme da pelagem do Tonquinês está no aspecto degradê herdado de suas duas raças originais, mas as cores de gato também chamam atenção. Nesta raça, é possível encontrar um gato bege, branco, cinza ou dourado. Também existem misturas, como o gato bege e branco.