Um petshop bem avaliado é a melhor opção na hora de tosar o pet e a busca por um bons profissionais é ainda maior quando chega o verão, já que as altas temperaturas também podem ser sentidas pelos pets. Inclusive, muita gente pensa que tosar cachorro nessa época alivia o calor. Mas será que isso é verdade? Bom, nós humanos regulamos a nossa temperatura através da própria pele, liberando o suor que ajuda a refrescar. O caso dos cães é um pouquinho diferente: eles não transpiram e nem sentem calor na pele! Continue lendo e descubra se a tosa é mesmo uma boa opção para esse período do ano.
Afinal, pode tosar cachorro no calor?
Quando chega o calor, os tutores vão logo pesquisar um “petshop perto de mim” para eliminar a pelagem do pet, pois acreditam que isso vai trazer mais alívio para o cachorro com calor. No entanto, enquanto nós fazemos a termorregulação através do suor da pele, nos cães e gatos esse processo é feito exclusivamente na boca, barriga e almofadas das patas. Ou seja, o calor deles é só nessas áreas! Por isso é tão comum encontrar os cães com a língua para fora e os gatos com as patinhas esticadas.
Acontece que a pelagem serve para proteger a pele do animal, que é mais sensível que a nossa (por isso ela carrega esse tom de rosa e é mais suscetível a feridas e alergias do que a gente). Portanto, não pense que o famoso “banho e tosa verão” será a solução ideal para refrescar os bichinhos - muito pelo contrário.
Banho e tosa Yorkshire: aparar pelos no verão alivia essa e outras raças?
Durante o verão, tosa Shih Tzu é a mais buscada nos pet shops e sim: essa é uma raça que pode ser tosada no calor! Mas essa deve ser uma tosa higiênica e cuidadosa, evitando cortar o subpelo da raça, que age como um isolante térmico e protetor da pele desses pets no verão. Além do Shih Tzu, são outras raças que podem ser tosadas no calor:
- Yorkshire;
- Golden Retriever;
- Border Collie;
- Lulu da Pomerânia;
- Bichon Frisé
- Cocker Spaniel;
- Poodle;
- São Bernardo.
No caso dessas, você pode sim se perguntar “qual o pet shop mais próximo de mim”. Mas não se esqueça de ver a avaliação do lugar se certificando sobre a tosa higiênica, pois ela é muito importante para fazer a manutenção da pelagem da barriga e almofadas das patas (locais que tendem a regular o calor). Ou seja, removendo o acúmulo dessas áreas, fica mais fácil deles se refrescarem. Além disso, ela evita o acúmulo de pelos e até de sujeiras que impregnam na pelagem do animal.
O cachorro peludo sente mais calor? Veja quais raças não devem ser tosadas
Algumas raças como Husky Siberiano, Chow Chow, Maltês e Schnauzer não podem ser tosadas. A pele desses cães é tão delicada que qualquer contato externo já pode desencadear uma alergia em cachorro, dermatite e até alopécia, condição que causa falhas na pelagem. Por isso, essas raças não podem ser tosadas. Sem o pelo, que funciona como uma proteção, eles ficam expostos a qualquer agente externo, incluindo o sol, gerando até queimaduras. Se você tem um desses em casa, evite o pet shop mais próximo para uma tosa (banhos estão liberados!).
Além do cachorro tosado, oferecer bastante água refresca os pets
Não é só a tosa: existem várias formas de aliviar o cachorro com calor! Para mantê-los refrescados, por exemplo, invista em petiscos e picolés naturais feitos com banana, maçã, melão, pêra e outras frutas liberadas. Além disso, deixe bastante água fresca disponível e, se possível, com cubos de gelo (o que também vai mantê-los hidratados). Afinal, o calor dos pets não é na pele, mas sim na língua e almofadinhas das patas. Falando nisso, é interessante umedecer as patinhas com água fria para refrescar ainda mais. Ração úmida e geladinha também é outra opção de como cuidar de cachorro no verão. Quanto ao ambiente, deixe as janelas abertas e o ventilador ligado.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes