Se seu gato não quer comer por causa da troca da ração , pode ser que você tenha feito a transição de forma inadequada. Os felinos têm um paladar bastante rigoroso e exigente, então acaba sendo muito difícil agradá-los com qualquer tipo de comida. Portanto, quando um gato se acostuma com um tipo específico de ração, a troca do alimento deve ser feita com muito cuidado. Esse tipo de situação preocupa muito os tutores, pois a alimentação animal é fundamental para manter o pet saudável. Então o que fazer quando o gato não quer comer ração? Como fazer o bichano voltar a se interessar pelo alimento? Separamos algumas dicas que podem ajudar!
O que fazer quando o gato não quer comer a nova ração?
É importante entender que os gatos são animais muito apegados a rotina e ao que eles já conhecem. Portanto, qualquer mudança repentina pode ser problemática se não for feita do jeito certo, e isso não se refere apenas à alimentação do bichano. Mas, quando o assunto é comida, essas mudanças se tornam ainda mais delicadas, porque o gato pode sofrer com o que chamamos de neofobia alimentar, uma condição caracterizada pela rejeição total ao novo alimento. Então, quando o gato não quer comer a nova ração, o tutor deve retornar para a ração antiga e, aos poucos, dar início a transição de maneira mais adequada para acostumar o seu amigo com o alimento em questão. Durante o processo, é possível perceber como o animal está reagindo diante da nova ração e se a troca está dando certo. Uma boa dica é seguir os seguintes passos:
1º e 2º dia: colocar 75% da ração antiga e 25% da nova;
3º e 4º dia: colocar 50% da ração antiga e 50% da nova;
5º e 6º dia: colocar 25% da ração antiga e 75% da nova;
7º dia: colocar 100% da ração nova.
Meu gato não quer comer ração seca. E agora?
A ração úmida faz um sucesso enorme entre os gatos. Elas são mais saborosas e atraentes para os felinos, e como se assemelham bastante à alimentação natural deles, é normal que os bichanos demonstrem maior preferência pelos famosos sachês. Por isso, se o tutor oferece esse tipo de comida com muita frequência para o pet, pode ser que em algum momento o animal passe a recusar a ração seca, que é menos atraente do que a úmida. Mas ao contrário do que alguns podem pensar, os sachês trazem muitos benefícios e possuem todos os nutrientes indispensáveis para a saúde dos gatos, sendo equivalentes ao alimento seco. O problema é o custo, que é um pouco mais elevado.
Para quem prefere investir na ração seca, mas o gato não quer comer, a dica é umedecer os grãos com um pouquinho de água e amassar com um garfo. Se ainda assim o pet rejeitar a comida, vale esquentar a ração de gato por poucos segundos no micro-ondas. Geralmente, isso ajuda a despertar o interesse dos felinos pela ração seca.
Meu gato não quer comer e está triste, o que fazer?
Os gatos, assim como os humanos, são vulneráveis a transtornos emocionais como ansiedade, estresse ou tristeza. Então, às vezes pode acontecer de um gato não querer comer porque está triste ou estressado com alguma situação. Qualquer tipo de mudança pode afetar e muito o humor dos felinos - seja uma troca de casa, de ração ou até mesmo de um móvel na casa. É importante que toda alteração na rotina do gato seja pensada com cautela; caso contrário, o bichano pode acabar se recusando a comer. Além disso, também é importante levar o animal no veterinário regularmente para evitar problemas de saúde e investir no enriquecimento ambiental para melhorar a qualidade de vida do animal. Um gatinho feliz e saudável dificilmente vai rejeitar um alimento.
Redação: Juliana Melo