O adestramento é muito importante para a convivência e a relação entre cachorro e dono. Apesar de muitas pessoas conseguirem ensinar truques para cachorro com comandos como “senta”, “rola” e “deita”, muita gente ainda tem dificuldade em ensinar o “não” na rotina do pet. Se procurar um adestrador profissional não está dentro das suas possibilidades, saiba que é totalmente possível fazer com que o cachorro se comporte e aprenda o "não" com você o ensinando. O Patas da Casa reuniu algumas dicas para te ajudar a como ensinar o "não" para o cachorro. Confira abaixo!
Dicas de como ensinar truques para cachorro e fazê-lo entender o “não”
Saber como ensinar o "não" para cachorro é imprescindível para quando o pet está tendo algum comportamento indesejado, como pular em cima das visitas ou subir no sofá na hora errada. Assim que o cão aprende que aquilo não deve ser feito, a tendência é que ele não repita a atitude mesmo você não estando presente. Um dos principais segredos para que o peludinho aprenda qualquer tipo de comando de adestramento é a paciência. Os cães aprendem em seu próprio tempo e você deve levar isso em conta em qualquer um dos truques para ensinar o cachorro. Por isso, provavelmente você terá que falar o “não” mais de uma vez até o doguinho assimilar.
Para o cachorro obedecer e entender que aquilo é um comportamento inadequado, você deve impor a postura, gesto e o som da voz de forma conciliada. Ao manter uma postura firme e impositiva, ele irá entender que você não está contente com a conduta dele e deixará de fazer aquilo. Misturar a palavra não com o nome do animal e outras palavras pode deixar o pet confuso e dificultar o entendimento. Por isso, repita o “não” sem usar sinônimos ou outras palavras. Aos poucos, o cãozinho vai aprendendo que aquilo não é certo.
A importância do reforço positivo nos truques para ensinar ao cachorro
Pouca gente fala sobre a importância do reforço positivo na hora de ensinar truques para cachorro ou qualquer outra técnica de adestramento. Oferecer recompensas, como petiscos e carinho, são uma ótima maneira de fazer o animal entender o que deve ser feito, porque ele vai ter uma associação positiva ao comando. O cãozinho vai ver isso como uma forma de agradecimento, tornando mais fácil que ele reproduza a conduta certa. Na hora de ensinar o “não”, o tutor deve recompensar apenas quando o animal recuar e obedecer o comando.
Cachorro com medo: conheça o truque do pano para proteger o cachorro
Se você é companheiro do seu pet, conseguirá entender quando ele está desenvolvendo algum comportamento por medo ou por pura desobediência. Algo que costuma deixar os animais angustiados, ansiosos e com medo são os trovões e fogos de artifício. Por ficarem muito assustados com o barulho dessas situações, os peludos podem acabar tendo algumas condutas que preocupam os tutores. O uso do “não” nessas horas não irá ajudar em nada. O melhor a se fazer para reduzir a sensação de medo é usar o truque do pano para proteger o cachorro.
Essa técnica foi desenvolvida com base em alguns conceitos de observação que identificou uma tensão na região lombar dos animais no momento em que eles demonstram sensibilidade a ruídos altos. Nesse sentido, para amenizar a irritabilidade dos doguinhos, é indicado colocar um pano na região para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada. Para fazer o truque é fácil, veja o passo a passo:
- coloque o pano no peito do cão;
- cruze para o dorso;
- cruze novamente o pano, desta vez para o abdômen do animal;
- coloque as duas pontas para cima;
- amarre para finalizar.
Esse truque irá deixar o seu amiguinho mais relaxado mas não garante que ele se sinta 100% seguro, por isso é normal que ele ainda fique em estado de alerta durante os ruídos. Ao fazer o truque do pano, é importante que o tutor tome cuidado para não apertar muito o pet, impedindo a circulação sanguínea ou até mesmo sua respiração.
Redação: Hyago Bandeira