Não é nada fácil uma presa escapar de um gato caçador. Dotados de instintos selvagens fortes e uma agilidade impressionante, esses animais estão sempre prontos para perseguir e capturar suas presas na natureza. Alguns felinos até podem ser mais habilidosos que outros durante a caçada, mas esse é um instinto que é natural da espécie. Um tutor de gatinhos decidiu compartilhar em suas redes sociais um vídeo engraçado mostrando a reação de seus bichanos ao avistarem uma linda borboleta dentro de casa. Vem conferir!
Tutor mostra reação de gatinhos ao verem uma borboleta
André Assunção é um pai de pet apaixonado por gatinhos. Com 37 gatos em casa e 309 mil seguidores no Instagram, o comediante compartilha vídeos e curiosidades da sua rotina com os bichanos em sua rede. Em uma das publicações, André registrou como os seus gatinhos reagiram ao dar de cara com uma borboleta pousada na parede da casa.
Borboleta deixa os gatos caçadores hipnotizados
No início do vídeo, André mostra a borboleta parada na parede de sua residência e lentamente vira a câmera e para registrar como os seus gatinhos estão se comportando com a visita inesperada. Separados por um vidro, a maioria dos gatos aparecem sentados, olhando fixamente para a borboleta, como se estivessem hipnotizados. Veja a reação dos bichanos:
Borboleta foi salva pelo tutor dos 37 gatos
Quem tem um bichano em casa sabe que é super comum se deparar com o gato caçando algo, principalmente pequenos animais, como baratas e pássaros. Com 37 gatinhos em casa, a borboleta que pousou na casa do André teve muita sorte de sair ilesa do local. Após fazer o registro dos gatinhos e da borboleta, André publicou o vídeo e brincou com o comportamento felino dos seus pets na legenda, com a frase: “Mais um dia comum na vida de um gateiro. Sim, salvamos a borboleta”. Vem conferir o vídeo:
Porque o gato doméstico caça?
Antes da domesticação, os gatos precisavam caçar a sua própria comida para se alimentarem e sobreviverem na natureza. Eles aprendiam as técnicas de caça quando ainda eram filhotes de gato, observando o comportamento da mãe. Hoje, o instinto caçador dos gatos se mantém, mas as caçadas são mais para a diversão do animal.
Como saber se o gato é caçador?
Não tem mistério descobrir se você tem um gato caçador em casa. Basta um olhar atento para o comportamento do animal ao lado das presas favoritas da espécie, como roedores, insetos e pássaros. Geralmente, os gatinhos usam três estratégias para conseguirem pegar sua presa: emboscada, perseguição e pesca.
- Emboscada: a linguagem corporal felina durante essa estratégia é bem característica. Os gatos agacham silenciosamente e ficam de olho na presa, esperando o momento certo para dar o bote sem assustar o animal.
- Perseguição: essa estratégia é bem o estilo Tom e Jerry, um desenho que mostra um gato que não se cansa de perseguir um rato. Ao encontrarem uma possível presa, o felino se agacha no chão e avança na direção do alvo.
- Pesca: como o próprio nome já diz, essa técnica consiste em caçar peixes para gatos. Geralmente, os felinos usam a pata de gato para agarrar o peixe e tirá-lo da água.
Porque os gatos caçam e levam para os donos?
Se você já recebeu um “presente” de gato inusitado, provavelmente deve ter se perguntado porque gatos trazem presentes para os donos. Embora possa ser desagradável receber do pet uma barata que ele caçou, esse é um comportamento que pode indicar que seu gato te ama. Isso acontece porque, antes da domesticação, os filhotes recebiam de suas mães algumas presas para se alimentarem. Esse instinto se manteve e os gatinhos hoje reproduzem esse comportamento com as pessoas que consideram mais especiais. Ou seja, seu gato acredita realmente que está presenteando ao levar um bichinho até você.
Qual a raça de gato mais caçador?
Conhecido por ser um gato gigante, o Maine Coon é uma raça que se destaca quando o assunto é caçar. Essa raça de gato carrega consigo um espírito aventureiro e caçador que o acompanha desde a infância. Super inteligente e hábil, o Maine Coon tem ótimas habilidades de caça. Mas os gatos vira-latas não ficam atrás nessa habilidade. Como mostra o vídeo, eles estão sempre prontos para atacarem uma presa fácil.