Não é novidade nenhuma que os gatos amam ficar na janela, seja para pegar um solzinho ou para ver o movimento da rua. Esse é, de longe, um dos lugares preferidos dos felinos, e pesquisas já comprovaram que a janela seria equivalente a uma “televisão” para os bichanos. Mas uma tutora reparou que a obsessão da sua gata pela janela não tinha a ver com a rua ou o sol — e sim com algo que vinha de cima. Entenda melhor essa história de gato a seguir!
Gatinha tem uma fascinação por janela de casa e deixa tutora intrigada
Ver um gato na janela é uma das situações mais normais possíveis. Porém, a tutora Nicole Soares percebeu que sua gatinha Freya começou a ter um comportamento diferente sempre que ia para o seu cantinho na janela. Ao invés de aproveitar o espaço e relaxar, a gatinha ficava super agitada e não parava de olhar para cima, como se tivesse algo que ela quisesse muito alcançar no outro andar.
O motivo por que a gata ficou obcecada pela janela foi a gata do vizinho
Depois de presenciar a cena várias vezes, Nicole decidiu registrar o ocorrido e acabou descobrindo porque Freya passava tanto tempo na mesma posição na janela. “E eu que não entendia porque minha gata ficava olhando para cima até que…” diz a legenda da imagem. No vídeo em questão, Freya aparece “de pé” com as patas dianteiras apoiadas no vidro, miando.
Para tentar entender o motivo, a tutora posicionou a câmera do celular encostada na tela de proteção e acabou capturando o verdadeiro motivo: um gato na janela do vizinho olhando para baixo. Aparentemente, surgiu uma amizade entre os pets e por isso eles passavam tanto tempo na janela tentando se comunicar. Assista ao vídeo abaixo:
@soaresniii O ENCONTRO: @Nicole Soares 🦋 Ela só quer uma amizade sincera #funny #gatostiktok #curioso #gato #paravoce ♬ the cat from ipanema - j1gggs
O gato do vizinho era, na verdade, uma outra gatinha chamada Frida. Ela tem o mesmo padrão de cores de um gato Siamês. O vídeo viralizou nas redes sociais, com mais de 4,8 milhões de visualizações e muitos pedidos para ver esse “encontro” acontecer — que foi providenciado pelas donas pouco tempo depois.
Como socializar gatos corretamente?
Quem convive com um bichano vive querendo saber qual é a melhor maneira de socializar gatos. As melhores dicas para isso são ter muita calma e paciência, além de utilizar os recursos certos para estimular uma interação positiva entre os dois animais. O uso de sachês ou petiscos para gatos, por exemplo, é uma ótima estratégia para fazer com que os bichanos fiquem mais amigáveis nesse momento.
Foi assim que os tutores de Freya decidiram fazer o primeiro encontro com a Frida, a gatinha da vizinha. Além de usar uma coleira para gatos na Freya, os donos da pet também usaram petiscos e brinquedos para tornar esse momento mais tranquilo. Veja o vídeo do encontro:
@soaresniii Respondendo a @GeislinhaaCsta @Nicole Soares 🦋 o desfecho 😸😸😸 / repostando aqui porque as pessoas não estavam achando e ontem deu erro kkkrying 🥲 TO APRENDENDO CALMA #gato #gatosengraçados ♬ som original - Nicole Soares 🦋
Como a Freya acabou ficando nervosa, os tutores preferiram não insistir. E esse é o certo! Respeitar o tempo e o espaço dos gatos é um dos pontos-chave para que eles construam uma boa relação com qualquer outro pet.