Gatos e árvores de Natal sempre rendem histórias engraçadas. Afinal, faz parte do instinto selvagem felino a mania de “escalar” árvores — mas no Natal isso pode se tornar um verdadeiro problema. Quanto mais a data festiva se aproxima, maior é a quantidade de relatos e vídeos na internet de pequenos “acidentes” envolvendo um gato e árvores de Natal.
Memes e histórias engraçadas não faltam nesta época do ano — e o Patas da Casa reuniu os vídeos mais hilários de tutores tentando proteger a decoração de fim de ano dos seus gatos (e falhando miseravelmente). Veja abaixo e se divirta!
Gato tenta atacar árvore de Natal, mas dá de cara com um obstáculo
Mesmo com a árvore protegida, o gato laranja do vídeo ainda tentou alcançar a decoração de Natal, mas não conseguiu. A reação dele por ter sido pego no flagra quebrou a internet — lembrou até o gatinho do Shrek — e tiveram até alguns internautas falando que os donos deviam deixá-lo derrubar a árvore, sim!
Árvore de Natal cai, e gatinho fica observando como se não tivesse nada a ver com isso
Tutores montam árvore de Natal no teto, e mesmo assim gato consegue alcançar
No último vídeo, os donos tiveram uma ótima ideia de árvore de Natal para gatos: fazer uma árvore “inversa” e pendurada no teto. Quer dizer… parecia uma ótima ideia, se os bichanos não fossem tão astutos e empenhados em atingir seu objetivo de derrubá-la.
Tutora cria paródia sobre gatos e árvore de Natal
Na paródia sobre gatos e árvores de Natal, a letra traduzida fica assim: “Eu vou destruir sua árvore de Natal / Como assim não é um brinquedo? / Bugigangas são para eu comer / E o papel de embrulho me dá alegria / Eu vou destruir sua árvore de Natal / Tenha um feliz feriado [...] É o jeitinho travesso dos gatos”.
Por que gatos gostam de subir em árvores?
Encontrar um gato na árvore de Natal — ou simplesmente tentando derrubá-la — é muito comum nas festas de fim de ano. Isso porque, na natureza selvagem, os felinos eram acostumados a subir em árvores para se proteger dos predadores.
Além desse instinto natural de querer subir na árvore de Natal, gatos também contam com um outro atrativo: a decoração. Os enfeites natalinos são objetos que atiçam a curiosidade desses animais e muitas vezes se tornam alvo de uma perseguição incessante.
São tantas luzes, bolinhas e enfeites brilhantes que isso se torna irresistível para os pets, que, por conta do instinto caçador, vão tentar “capturar” esses objetos — e podem acabar derrubando a árvore por causa disso.
Gato laranja parece não dar a mínima para a árvore de Natal, mas decide atacá-la no último momento
Não dê bobeira como no vídeo acima! A tutora estava tão confiante que o gato amarelo não estava nem aí para a árvore de Natal, que o final surpreendeu muita gente. O ideal é que a árvore de Natal para gatos, de preferência, seja mais discreta e fique fora do alcance e da visão do felino.
Quem tem gato pode ter árvore de Natal?
Por mais que os instintos felinos falem alto, é possível, sim, montar uma árvore de Natal para quem tem gato. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente em relação à montagem da árvore, tamanho dela e a escolha dos enfeites decorativos.
O que fazer para o gato não derrubar a árvore de Natal?
É totalmente possível montar uma árvore de Natal à prova de gatos! Algumas dicas que funcionam são:
- Apostar em uma árvore pequena;
- Se escolher uma árvore grande, preferir uma que seja mais pesada e difícil de derrubar;
- Decorar aos poucos para que o pet vai se acostumando com a novidade;
- Dar preferência a enfeites menos brilhantes e mais discretos;
- Colocar fita crepe na base da árvore;
- Não montar a árvore perto do felino.
Se puder, uma boa ideia também é investir em “repelentes” felinos — ou seja, aqueles cheiros que o gato não gosta (como alecrim, arruda e lavanda) para mantê-lo afastado da árvore.