Talvez você já tenha se deparado com um vídeo da TV Gato no feed das suas redes sociais. Se não, vale conhecer melhor essa ideia inovadora do “pai de gato” influencer Rafael Maidl, que desenvolveu a estrutura para facilitar a adaptação de um novo gatinho adotado.
Em conversa com o Patas da Casa, Rafa conta detalhes do processo de adoção e da iniciativa que vem fazendo bastante sucesso no Instagram, além de dar dicas sobre como acostumar um gato com o outro. Confira a seguir!
Novo gato: influencer conta como foi a decisão de trazer mais um pet para casa
É difícil acompanhar os gatos influencers de Rafael no Instagram sem se render à vontade de aumentar a família. No entanto, se engana quem pensa que a decisão de trazer um novo pet para casa foi tomada no impulso. “Nós estávamos pensando há um ano em adotar um novo gato, mas nunca sentíamos que era o momento”, revela o tutor.
Ele já sabia que queria adotar gato preto ou gato frajola, que costumam ser os menos escolhidos para adoção. Foi então que o destino deu uma forcinha ao influencer, que conta: “nasceu uma ninhada de gatinhos na casa de uma tia minha, na cidade de Rio Negro (a 100 km de Curitiba, onde moramos). Um deles era preto, e foi o sinal que eu esperava para poder adotar”.
Cuidados com a adaptação começaram antes mesmo de o novo gato chegar
Uma das grandes vantagens de planejar a adoção de um novo gato é ter tempo para colocar em prática todos os cuidados necessários. “Primeiro, queríamos ter certeza de que nossos gatos ficariam bem. Quando finalmente fomos adotar, nós buscamos gatificar e verticalizar o máximo possível da casa, para dar mais espaço para os gatos brincarem e escalarem”, relata Rafael.
“Uma semana antes de trazer o gatinho, nós fomos pegar uma coberta dele para que os nossos gatos não achassem tão estranho o novo cheiro. Nessa mesma fase, começamos a usar um feromônio sintético que faz com que os gatos sintam que fazem parte da mesma ninhada, o que ajuda na harmonia da casa”, acrescenta.
Além das preocupações com o convívio entre os pets, é importante verificar o estado de saúde dos gatos residentes e do pet que está para chegar. “Levamos todos os nossos gatos para fazer um check-up geral e tomar algumas vacinas, para que tudo ficasse certinho”, conta Rafael.
TV Gato: influencer revela de onde surgiu a ideia
O sucesso por trás da TV Gato é simples: a estrutura permite, de forma prática, que os pets se vejam, mas não interajam diretamente. Esse é um dos primeiros passos do processo de adaptação de um novo gato adotado, como explica Rafael: “Sabíamos que uma das fases era a convivência visual, mas sem contato direto”.
“Pensamos muito em como fazer isso, até que um dia uma seguidora enviou uma foto com algo parecido com o que fizemos — um papelão e um recorte no meio, com um plástico para os gatos não se tocarem diretamente. Resolvemos fazer igual!”, relata o tutor.
“Construímos a divisória, instalamos e deixamos eles interagirem pela vitrine. Porém, assim que abrimos a porta e vimos os gatos olhando para dentro do quarto pelo quadro, gritamos: ‘É UMA TV COM GATOS’! Imediatamente, peguei o canetão e escrevi em cima ‘TV GATO’. Depois disso, passamos a criar conteúdos, como se estivessem passando nela, para distrair o gato em sua quarentena”, revela.
Depois da adaptação: família de gatos influencers convive em harmonia
Toda a preocupação da família com o processo de adoção e adaptação do novo gato com os outros pets residentes da casa valeram a pena. Segundo Rafael, os bichinhos — Mits (10 anos), Bob (9 anos), Gatão (6 anos) e Café (novo membro da família) — convivem bem e, aos poucos, estão estreitando os laços.
“A gente está tentando ser o mais gradativo possível nessa fase, então, acho que eles estão levando numa boa por isso. Depois da presença do gatinho eles não brigaram entre si, não se isolaram, não deixaram de comer ou passaram a fazer as necessidades fora da caixinha, nem mudaram o comportamento. O Mits é o único que ainda não gosta que o Café chegue muito perto, mas não foi violento nem está mostrando nenhum grande conflito nesse processo”, detalha o “pai de pet”.
Como fazer um gato se acostumar com outro? Influencer dá dicas!
Está pensando em aumentar a família de felinos e adotar um novo gato? Para o criador da TV Gato, o mais importante é priorizar o bem-estar de todos os envolvidos: “Acho que gato é igual filho planejado. A gente precisa pensar no conforto dos nossos e do novo gatinho. Pensar em como aumentar os espaços, como criar lugares para eles brincarem ou se esconderem, como garantir que tenham sua privacidade”.
“Também é fundamental se planejar com o tempo, entendendo que existe um processo mais ou menos lento para apresentar o novo gato aos donos da casa. Organizar etapas de quatro ou sete dias cada, apresentando o cheirinho, outra com o gato trancado em um dos cômodos, outra com uma TV Gato na sua casa, e assim, etapa por etapa, para que os gatos tenham o mínimo de estresse possível”, aconselha.
Lançando mão desses cuidados, você, com certeza, terá uma família de felinos feliz para chamar de sua!