Depois de adotar um cachorro, uma das primeiras atitudes a ser tomada é escolher onde vai ser o banheiro do animal. Assim é possível ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo desde cedo, facilitando o processo de educação do doguinho. No entanto, uma dúvida muito comum entre todos os tutores é em relação ao material escolhido para atender às necessidades do pet. Um jornal velho para cachorro resolve ou é melhor investir em outros produtos para esse fim? Quais são as vantagens e desvantagens? Nós tiramos todas essas dúvidas a seguir!
O jornal para cachorro comum traz prejuízos à saúde do animal?
Para quem não tem condições de investir em materiais mais elaborados para o banheiro do cachorro, o jornal acaba sendo uma ótima opção, principalmente por conta do seu baixo custo. Ele também ajuda em situações de emergência (como quando o tapete higiênico acaba) ou para viagens, por exemplo. No entanto, essa não é a alternativa mais higiênica e nem a mais saudável também.
Isso porque o jornal tem uma baixíssima capacidade de absorção de líquidos, então quando entra em contato com o xixi de cachorro, a urina continua na superfície e corre o risco de escorrer para os lados. Outra questão a considerar é que o jornal também ressalta o cheiro de xixi no ambiente. Quanto à saúde do cachorro, o maior problema é a ocorrência de alergias e dermatites causadas pelo contato com as tintas da impressão do jornal.
Jornal pet para cachorro: conheça mais sobre o produto desenvolvido exclusivamente para os cães
Bem parecido com o jornal tradicional, uma opção interessante é o jornal para pet. Mas do que se trata esse produto? É bem simples: o jornal pet nada mais é do que um papel ecológico que foi desenvolvido exclusivamente para ser o banheiro dos doguinhos. Além de ser produzido com material reciclável e biodegradável, o que ajuda a preservar o meio ambiente, o produto tem um odor bem específico que atrai o olfato canino, facilitando a educação do cachorro para fazer as necessidades no lugar certo. E não para por aí: a capacidade de absorção é muito maior do que a dos jornais tradicionais.
Como fazer para o cachorro fazer as necessidades no jornal?
Os pais de primeira viagem costumam ter uma certa dificuldade na hora de ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô em um lugar adequado, mas não é uma tarefa tão difícil - só precisa de um pouco de paciência, principalmente no caso de filhotes. Para começar, o ideal é investir em uma rotina, pois assim é possível estipular mais ou menos o horário em que o cachorro vai ao banheiro. Assim, quando estiver perto do horário dele fazer xixi e cocô, é só direcioná-lo para o local. Criar comandos para esse tipo de ação também é algo que funciona, já que os cães conseguem assimilar algumas palavras com facilidade: “xixi” e “jornal” são boas opções.
Além disso, estímulos positivos são uma ótima forma de incentivar o cãozinho a continuar usando o banheiro da maneira correta. Elogios, petiscos e carinhos sempre funcionam, e o seu amigo de quatro patas vai adorar perceber que está te agradando!
Redação: Juliana Melo