Gato

Veja em infográfico 6 dicas de como fazer seu gato beber água suficiente

Publicado - 24 Janeiro 2022 - 17h54

Atualizado - 16 Maio 2024 - 17h32

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você sabia que ter uma fonte para gato beber água pode ser um ótimo estímulo para bichanos que não costumam se hidratar? Ou que colocar o bebedouro perto do pote de ração pode ser um dos motivos para seu bichano não querer beber água? A frequência com que um gato bebe água normalmente é bem baixa. A explicação está na descendência de felinos do deserto, que se adaptaram ao clima seco e passaram a sentir menos sede com o passar dos anos.

Por isso, situações em que o gato bebe muita água são bem mais incomuns que a de um gato bebendo pouca. A falta de ingestão de água é perigosa porque pode trazer muitos problemas à saúde do animal, principalmente insuficiência renal, quadro muito comum nos felinos domésticos. O Patas da Casa preparou esse infográfico com dicas de como fazer o gato beber água suficiente para que se mantenha hidratado e saudável. Confira a seguir!

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Infográfico com dicas para gato beber mais água
Investir em fonte para gato beber água e oferecer ração úmida são cuidados que mantêm seu pet hidratado

1) A fonte para gato beber água estimula a ingestão 

Investir em uma fonte para gato beber água é uma das melhores formas de incentivar o bichano a se hidratar. Os felinos normalmente preferem água corrente do que água parada. Além de despertar a curiosidade do animal, uma das vantagens é que a água permanece mais tempo refrescante. Por isso, se você tem um caso de “o meu gato não bebe água”, vale a pena investir nesse acessório, que ainda traz outras vantagens como o fato de não precisar ser reabastecida o tempo todo e sempre garantir água disponível para o pet. Existem muitos tipos de fonte para gato beber água, como as de barro, plástico e porcelana. Basta escolher a que se adapta melhor ao seu pet. 

2) O tamanho e o material do bebedouro impactam na forma com que o gato bebe água

Muitas pessoas não sabem, mas a forma como o gato bebe água pode estar relacionada ao formato do bebedouro. O bigode do gato é uma região muito sensível e os pets odeiam encostá-lo na extremidade do potinho. Por isso, é fundamental comprar um pote que seja proporcional ao tamanho do animal. O pote onde o gato filhote bebe água, por exemplo, é muito pequeno para um adulto. Portanto, precisa ser trocado ao crescer. Além disso, existem muitos tipos de bebedouro para gatos com materiais diferentes. Os mais comuns são plástico, inox, barro e cerâmica. O ideal é entender exatamente qual é o gosto do seu bichano. Cada um se adapta melhor a um modelo. 

3) Coloque o pote de água longe do pote de ração

É muito comum que o tutor coloque o pote de ração e de água perto um do outro. Mas você sabia que esse pode ser um dos motivos para o pet não beber muita água? Os bichanos têm um paladar exigente e se incomodam quando a comida está muito perto da água, que pode ficar com gosto e cheiro de ração. 

4) Espalhe potinhos em todos os cômodos da casa para o gato beber mais água

A localização do pote de água, além de distante do pote de ração, não deve ficar restrita apenas a um cômodo. Os gatos podem ser preguiçosos e muitas vezes desistem de ir até o bebedouro caso esteja muito longe. Por isso, uma boa dica de como fazer o gato beber água é espalhar diversos potinhos em vários locais da casa. O ideal é ter um para cada cômodo, pois não importa onde o animal esteja, a distância não será um problema para se hidratar. Com o potinho ali na sua frente, o gato bebe muita água em uma frequência bem maior. 

5) Nos dias quentes, coloque cubos de gelo no bebedouro para fazer o gato beber água

Outra dica de como fazer o gato beber água é colocar cubinhos de gelo dentro do pote. Como explicamos, os bichanos não são atraídos pela água parada. Então, uma forma de estimular a ingestão é tornando a situação divertida. Os cubinhos de gelo despertam a curiosidade do animal, que vai ficar lambendo e brincando com ele. Isso pode ser feito desde pequeno. O gato filhote bebe água com muito mais frequência quando se diverte. Com o tempo, acaba percebendo o momento de beber água como algo agradável. Assim, é muito mais provável que ele tenha uma boa ingestão de água por toda a vida. A dica do gelo é melhor ainda para ajudar os gatos nos dias de calor, pois ajuda a refrescar. Além disso, o gelo ajuda  a deixar a água fresca por mais tempo, tornando-a muito mais agradável para o bichano. 

6) O meu gato não bebe água: o sachê para gatos é uma boa solução para o problema

Se você tem um caso de “o meu gato não bebe água”, o sachê para gatos pode ser um grande aliado. A ração úmida possui cerca de 80% de água em sua composição. Isso significa que o gato bebe água indiretamente, mantendo-se hidratado com a ingestão de ração úmida. Você pode ainda acrescentar mais um pouquinho de água no sachê ao oferecer ao pet. Com a ração úmida, a medida de o quanto de água um gato bebe por dia é menor, pois ele já se hidrata muito bem na alimentação. Por isso, não estranhe se perceber que ele vai menos vezes ao bebedouro ao adicionar a ração úmida na dieta. É completamente normal pois o sachê já oferece uma quantidade maior de água para o pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Gato

As 8 raças de gato mais inteligentes: eles possuem habilidades incríveis que vão te surpreender

Para ser considerada uma raça de gato inteligente, é preciso que o animal se destaque em alguns critérios comportamentais, como a fa...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor escolha para o seu gato ao viajar

Muitas famílias costumam viajar, e para quem tem um gato, é essencial planejar como cuidar do animal durante a ausência. Algumas pes...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?