Não é novidade para ninguém que os gatos amam caixas de papelão, e tem até explicação para isso: puro instinto selvagem. Na natureza, os felinos se escondem em locais menores para passarem despercebidos por predadores, além de também facilitar a caça às presas. Por isso, quando seu gatinho doméstico entra numa caixa de papelão, a intenção dele é ter uma visão mais ampla do ambiente sem ser notado. É por isso que uma simples caixa é capaz de deixar a casa mais "gatificada" para o bichano - assim, ele vai poder manifestar seus instintos naturais e ainda se divertir.
Enriquecer a casa com estruturas que estimulam a interação de seu gatinho com o ambiente promoverá mais qualidade de vida para ele. A caixa de papelão é super versátil e possibilita diversas criações, como circuitos e arranhadores. Mas que tal inovar e presentear seu gato com uma casinha feita com papelão? O item pode ser encontrado pronto e em modelos personalizados que imitam castelos, foguetes e até televisões de tubo. Também é super possível fazer uma em casa, já que papelão é um material acessível e fácil de manipular. Para que você embarque nessa experiência, fizemos um passo a passo de como fazer casa para gato de papelão. Vem dar uma olhada!
Casas para gatos de papelão: cuidados e personalização
Os gatinhos gostam tanto de espaços grandes quanto aqueles menores. Por isso, as casas para gatos podem variar de tamanho e você pode até mesmo personalizar um modelo com "andares". O papelão é um material de baixo custo e fácil de usar: é leve e pode ser cortado com muita facilidade. Mas não é um material muito resistente, por isso é indicado apenas para ambientes internos, sem incidência de chuva ou sol, e não é recomendado para cães, por exemplo. A escolha do tamanho também deve ser levada em conta caso tenha uma raça de gato gigante.
Na hora de fazer a casinha de gato em casa, é necessário escolher um papelão mais grosso. Caso não encontre, você pode colar duas folhas de papelão para reforçar a estrutura. Personalizar a casinha é algo opcional que vai depender do gosto do tutor. Você pode usar materiais como carpete, toalhas e grama sintética para revestir o papelão, tornando a casinha mais aconchegante. Outra dica é fazer desenhos na parte externa com um pincel preto, que vão trazer um toque minimalista para a casinha. Para deixar a casinha mais confortável, não esqueça de colocar uma manta ou almofada para o gato deitar.
Casa de gato de papelão: como fazer?
Após nossas dicas, chegou a hora de aprender como fazer casa para gato usando papelão. O modelo é semelhante a uma toca e a parte de fora ainda servirá como um arranhador para o bichano. Com os materiais necessários em mãos, logo seu gato terá um abrigo aconchegante, diferente e cheio de estilo. O melhor de tudo é que você só precisará de quatro materiais: aproximadamente 40 quadrados de papelão (de acordo com a largura escolhida para a casinha), cola quente, compasso, estilete e lápis ou caneta.
Passo a passo:
Passo 1) Marque um formato de lua cheia em cada folha de papelão utilizando o compasso. Faça o tamanho das marcações de forma gradual, de forma que cada "peça" se complemente na hora de colar, ou variando de acordo como você deseja a casinha.
Passo 2) Corte os papelões na marcação utilizando um estilete.
Passo 3) Com os círculos de papelão cortados, coloque-os um em cima do outro. Veja quantos pedaços de papelão serão necessários para a entrada da casa. É importante que seja um espaço suficiente para seu gato entrar.
Passo 4) Marque o formato da entrada da casinha com um lápis ou caneta. Faça a marcação de forma gradual, deixando um espaço maior nos pedaços de papelão que ficarão no meio.
Passo 5) Corte a marcação de entrada utilizando um estilete.
Passo 6) Depois disso, comece a montar e colar sua casinha com a cola quente.
Como atrair o animal para casa de gatos?
Depois de você mesmo fazer a casa de gato, é normal ficar ansioso para o pet explorar o presente. Normalmente ele vai se atrair pela estrutura de papelão, mas é importante não forçá-lo. O bichano precisa associar a casa de gatos como um ambiente seguro e divertido, então espere o tempo dele. Ao terminar a casinha de papelão, você pode atrair o pet com petiscos e brinquedos, mas com certeza a curiosidade natural dos felinos vai ajudar nesse processo.
Redação: Hyago Bandeira