Ter um pet vai muito além dos momentos de diversão e requer também uma atenção especial com a saúde do animal. Para isso, é bom encontrar um médico veterinário de confiança para atender o seu bichinho. Existem diferentes especializações dentro da medicina veterinária, como odontologia, dermatologia, cardiologia e muito mais. O que poucas pessoas sabem, porém, é que uma dessas várias especializações inclui o veterinário especialista em gatos. Sim, existe uma área voltada exclusivamente para o atendimento de felinos!
Mas o que eles fazem? Como trabalham? Qual a real importância de se frequentar especialistas em gatos? O Patas da Casa desvenda todas essas questões a seguir. Vem com a gente!
Qual o nome do especialista em gatos?
O veterinário especializado em felinos não tem um nome específico. Eles são chamados normalmente de especialistas em gatos porque se aprofundam em como deve ser feito o manejo desses animais. Dessa forma, são capazes de criar um ambiente tranquilo para atender os bichanos, evitando um gato com medo de ir ao veterinário ou estressado com a consulta.
Qual a importância de frequentar um veterinário especialista em gatos?
Diferente dos cães, os felinos não estão acostumados a sair de casa com frequência e são super metódicos com a rotina. Qualquer mudança repentina de ambiente é capaz de deixar o gato estressado e ansioso com toda a situação — e isso inclui o momento da consulta veterinária.
É por esse motivo que muitos tutores vivem se perguntando como acalmar um gato na hora de levá-lo ao veterinário. Contudo, o que poucos sabem é que consultar um veterinário especializado em felinos pode facilitar bastante todo esse processo.
Os gatos têm características e comportamentos únicos. A especialidade de felinos busca justamente compreender as particularidades desses animais, possibilitando uma consulta com manejo correto e tratamento individualizado. “O conhecimento em comportamento felino é imprescindível para um bom atendimento clínico da espécie”, explica Vanessa Zimbres, médica veterinária especializada em felinos.
Quanto custa um veterinário de gato?
O preço da consulta com um médico veterinário especializado em gatos pode variar bastante de acordo com a região. Mas, no geral, é possível encontrar clínicas de felinos com preços entre R$ 70 e R$ 150. Vale lembrar que, se houver a necessidade de internação, realização de exames e outros serviços, esse valor pode aumentar.
Quando devo levar meu gato ao veterinário?
Uma das coisas que todo tutor deve saber antes de levar o gato no veterinário é a frequência das consultas. Os filhotes de gato com até 6 meses devem visitar um veterinário mensalmente. No caso de animais saudáveis com mais de 7 meses — em especial adultos —, os check-ups devem acontecer pelo menos uma vez por ano. Já os gatos idosos (acima de 7 anos) têm a saúde mais frágil e por isso precisam de consultas a cada 6 meses.
Além disso, se houver suspeitas de doenças ou outras emergências veterinárias, também é necessário recorrer a um veterinário especialista em gatos. Alguns exemplos de situações são: gato vomitando, com diarreia, com falta de ar, engasgado ou até a suspeita de um gato envenenado. Se perceber qualquer mudança significativa na saúde e comportamento do pet, não hesite em consultar um profissional!
Qual o tempo médio de vida de um gato?
A expectativa de vida média de um gato varia de acordo com alguns fatores, como raça, condições de saúde e os cuidados que ele recebe. Mas, no geral, os gatos domésticos vivem de 12 a 18 anos. Às vezes eles podem superar essa estimativa, como é o caso da gata de 27 anos, Flossie, que foi reconhecida como a gata mais velha do mundo.