Se o seu gato estivesse lá fora na natureza, o que não faltariam seriam pequenos animais pra ele caçar e correr atrás. Uma forma de reproduzir isso dentro de casa é com os vídeos de peixes para gatos, recurso que os felinos adoram e que serve como uma espécie de enriquecimento ambiental. Isso pode despertar momentos de muita brincadeira para gatos, em que eles tentam pegar o que está na tela. Quer saber por que botar seu gato para se distrair com esses joguinhos pode fazer tão bem a ele? Nós te contamos e ainda revelamos a melhor forma de usar.
Jogos para gatos são ótimos para amenizar momentos de estresse
Cada gatinho é de um jeito, mas alguns deles morrem de medo de ventos e tempestades enquanto outros correm para se esconder quando ouvem barulho de fogos de artifício. Ofertar uma tela com um jogo para gato pode distrair o seu bichinho e ajudá-lo a passar por esse momento estressante sem maiores problemas. Uma boa música calmante também pode ajudar nessas horas. A gente já falou por aqui de uma série de playlists para acalmar seu pet e que podem ajudar os bichanos em casa. Assim como os jogos, elas são uma forma de usar a tecnologia a favor dos animais.
Estimule o instinto de caça com os vídeos de peixes para gatos
Quem já colocou um vídeo de peixes para gatos para rodar na TV, computador ou tablet, sabe: eles ficam animados tentando pegar a imagem que se mexe na tela. Como os felinos têm um instinto caçador natural, estímulos como esses são ótimos para manter seus reflexos em dia e espantar o tédio nas brincadeiras do dia a dia. Nesses jogos para gatos, peixe, ratos, baratas e outros bichinhos são boas presas: gatinhos adoram tentar pegar qualquer coisa que se mexe e o YouTube está cheio de opções para quem quer distrair seu bichano.
Não exagere no uso dos vídeos de jogo para gatos
Mesmo que os vídeos de jogos para gato apresentem essa série de benefícios dos quais falamos aqui, eles também precisam ser usados da forma correta. Como os gatinhos se empolgam na hora do jogo, é bom que você se certifique que a tela esteja numa posição segura e que ele não possa quebrar. Deixe o celular, tablet ou monitor bem apoiado antes da brincadeira: assim, você evita sustos para você e para o felino.
Outra questão é que, assim como os seres humanos, gatos também não devem ficar por muito tempo com os olhos colados em telas, então nada de colocar o jogo lá e esquecer da vida. Controle o tempo que o bichano vai gastar jogando e ofereça outros tipos de brincadeiras para gatos fora da tela: o tempo gasto brincando com o tutor, por exemplo, não é substituível.