Um vídeo viral na internet de um rapaz mostrando como faz para chamar a atenção de seu gato surdo chamou atenção para uma questão importante e pouco discutida: como se comunicar corretamente com pets com deficiência? No vídeo, um gato branco surdo é gentilmente acordado com sopros; assim, ele não é assustado por movimentos bruscos. Veja o vídeo!
Precisa de ajuda para se adaptar a essa realidade? Abaixo, reunimos dicas úteis sobre como saber se o gato é surdo e orientações para chamar a atenção dele quando for preciso. Saiba mais!
Como saber se o gato é surdo?
Para saber se seu gato é surdo, é preciso ficar atento a alguns comportamentos e reações - ou à falta delas. Uma observação comum é que gato surdo mia alto sem perceber, especialmente à noite, já que ele não se escuta. Ele também não vai se assustar com barulhos cotidianos da casa, como aspirador de pó, batedeira e liquidificador. Objetos caindo no chão fora do campo de visão do pet não vão incomodá-lo, e ele não vai atender quando você chamá-lo de outro cômodo. Outra maneira de testar a audição do felino é assistir vídeos com sons de outros animais, como pássaros, e observar se ele vai reagir.
No TitkTok, um tutor deu dicas de como saber se o gato é surdo com uma técnica bem simples: tentar chamar a atenção do pet com alguns barulhos!
@montyandmolly How to check if your cat if deaf ? #deafawareness #ohmonty ♬ Funny Song - Cavendish Music
É verdade que gatos brancos são surdos com mais frequência?
Se você já viu muitos casos de gatos brancos surdos, não é coincidência; a cor do pelo tem a ver com a surdez, sim. A explicação está na genética: quanto mais forte for o gene W, presente em todos os gatos brancos, mais claro será o pelo e maior será a chance de o felino não ter o sentido da audição, especialmente se tiver olhos azuis. Por isso, gatos brancos são surdos com mais frequência do que os de outras cores. No entanto, isso não quer dizer que todo gato branco é surdo obrigatoriamente, só terá maior predisposição. Além disso, outros quadros também estão associados à pelagem clara, como a fotofobia (sensibilidade dos olhos à luminosidade intensa) e a visão reduzida.
Dicas de como se comunicar com o gato surdo
Se você tem um gato surdo, o cuidado mais importante no dia a dia é se certificar de que ele não entre em brigas com outros felinos, já que ele será mais vulnerável na hora de se defender, nem fique solto na rua, pois ele pode não perceber outros animais, humanos ou carros vindo em sua direção a tempo de desviar.
@tofumisosoups it’s recommended to not wake up deaf cats by petting them but i have no idea why i thought waving would be a good alternative #cat #cats #cattok #catsoftiktok #ReasonForBooking #kitten #kittens #kittensoftiktok #kittenstok #kittentok #kittenlove #kittencat #misotofu #pet #pets #petsoftiktok #pettok #animal #animals #animalsoftiktok #animaltok #kitty #cute #adorable #funny #aww #video #trending #viral #explore #like #love #deafcat #deafcats #deafcatsoftiktok #whitecat #whitecats #whitecatsoftiktok #torbie #tabby #tabbycatsoftiktok #tiktok #viralcatvideos ♬ My Heart Will Go On (Titanic) - Maliheh Saeedi & Faraz Taali
Para se comunicar com o pet, use os outros sentidos dele a seu favor. O truque de soprar para chamar a atenção é muito popular, como demonstram os milhares de likes em vídeos dessa temática na internet. Outro truque que faz sucesso para acordar o gato surdo é estalar os dedos perto dele; não será o som que vai chamar a atenção dele, mas o ar movimentado com o gesto. O cheiro da ração ou do sachê também pode ser uma maneira de atrair o gato para um cômodo. Fazer sempre o mesmo gesto antes de colocar comida no pote ou de fazer carinho nele é outro truque que pode ajudar o pet a entender quando é hora de comer, como se fosse uma língua de sinais. Aos poucos, você e o gatinho vão descobrindo juntos quais métodos funcionam melhor.